ACSF defendendo implementação de SMS em todo o espectro das operações do transporte particular, inclusive de operações compartilhadas, e por fretamento, diante das estatísticas de acidentes fatais, em 19.02.24


Na sequência de vários acidentes fatais recentes na aviação privada, a ACSF – Air Charter Safety Foundation (Fundação de Segurança na Aviação por Fretamento) está apelando para uma rápida implementação de sistemas de gestão de segurança (SMS – Safety Management System) em todo o espectro das operações do transporte não-regular, deste o segmento do transporte particular (PART-91), passando pela operação de aeronaves compartilhadas (PART-91K), até o transporte por fretamento (PART-135).

No mínimo, a entidade apela para todos os operadores que adotem um SMS funcional adaptado às circunstâncias únicas de cada operador.  A ACSF acredita que as obrigatoriedades na regulamentação para o uso de SMS provavelmente demorarão apenas alguns anos; portanto, a entidade apela agora a todas as partes interessadas para que tomem medidas imediatas ao longo de um “caminho para a segurança” para proteger vidas. O objetivo é promover o sucesso na obtenção de uma baixa taxa de acidentes semelhante à observada no setor do transporte aéreo comercial (transporte regular – “linha aérea”) – do EUA.

Incluído no plano da ACSF está a implementação de SMS para promover uma “cultura justa” em toda a indústria.

A ACSF (uma entidade sem fins lucrativos) observa que oferece uma variedade de ferramentas de SMS junto com um programa de assistência aos membros a um custo mínimo. A ACSF também incentiva a participação dos operadores em programas baseados em auditoria, como o IAS – Industry Audit Standard (IAS), Wyvern ou Argus, que incorporam padrões globais para garantir a segurança e a vigilância operacional.

Por último, como o maior agregador de dados do programa de ação de segurança da aviação (ASAP – Aviation Safety Action Program) no EUA, o ACSF defende a coleta e a divulgação generalizada de dados de segurança. [EL] – c/ fonte