AEA posta relatório das vendas de eletrônica/aviônica para aeronaves da aviação geral (incluindo executiva) com crescimento sobre 4T21 (+4,8%) e 1T21 (+11,6%), em 27.05.22


A AEA – Aircraft Electronics Association (Associação de Eletrônica Aeronáutica) divulgou que, no primeiro trimestre do ano (1T22), as vendas totais mundiais de aviônicos de aeronaves da aviação geral, incluindo a aviação executiva, totalizaram US$ 634,5 milhões, com base nos valores reportados pelas empresas associadas. O valor representa um aumento de 4,8% em relação ao quarto trimestre do ano passado e um crescimento de 11,6% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Dos mais de US$ 634 milhões em vendas no primeiro trimestre de 2022, 44,2% vieram do mercado de retrofit, enquanto as vendas para linha de produção (aviônicos instalados por fabricantes de aeronaves durante a produção original) totalizaram 55,8% das vendas do primeiro trimestre.

A AEA informou que o aumento das vendas foi impulsionado por uma melhoria de 34,6% nas vendas para linha de produção (aviônicos instalados por fabricantes de aeronaves durante a produção original) em comparação com o mesmo período de um ano atrás.

“Mais de US$ 354 milhões em vendas para linha de produção foram o maior total de vendas nessa categoria desde o terceiro trimestre de 2019, quando mais de US$ 366 milhões em vendas para linha de produção foram reportados”, divulgou a associação.

O valor em Dólar informado dos preços líquidos de venda (não os preços de varejo sugeridos por fabricante) representa todas as vendas eletrônicas de aeronaves da aviação geral, incluindo a aviação executiva, incluindo todos os componentes e acessórios em atualizações de cockpit/cabine/software, eletrônicos certificados e não certificados, e todo o hardware relacionado; baterias e atualizações de produtos cobráveis ​​das fabricantes participantes da AEA. O valor não inclui os números de vendas de reparos e revisões, pagamentos de garantia estendida ou serviços de assinatura de manutenção.

No geral, os números pressagiam a economia relacionada ao mercado desta aviação crescente, mostrando um aumento na demanda sobre anos e meses anteriores. As vendas aumentaram quase 5% em relação ao 4T21, marcando o 7º trimestre consecutivo de aumento de vendas. Um aumento de 11,6% foi observado em comparação 1T21, com US$ 634 milhões ante US$ 568 milhões anteriores.

A maior parte das vendas foi para linha de produção (aviônicos instalados por fabricantes de aeronaves durante a produção original), com US$ 354 milhões gastos por fabricantes de aeronaves.

Apesar da melhora, a AEA aponta que o mercado ainda tem um caminho a percorrer para atingir seus níveis ao ano 2019 (pré-pandemia), restando mais uma vez, ainda perdendo US$ 12 milhões.

O mercado de retrofit ficou um pouco atrasado, em US$ 280 milhões, respondendo por 44% do mercado geral de vendas de aviônicos. Isso pinta um quadro um tanto otimista, no entanto, indicando que a demanda por aeronaves usadas é forte e que muitas aeronaves mais antigas, de outra forma não amadas, estão encontrando um novo uso no mercado.

O aumento na demanda por aeronaves usadas de qualidade aumentou substancialmente, e a proliferação de modificações e renovações provavelmente continuará enquanto os possíveis proprietários virem valor suficiente na compra de aeronaves usadas.

“O relatório deste trimestre é único no fato de que as vendas de retrofit na base de comparação ano a ano aumentaram 34,6%, o que coincide com o aumento das entregas de aviões, e simultaneamente vimos as vendas de retrofit no ano x ano caírem 8,3%”, disse o presidente e CEO da AEA Mike Adamson. “Claramente, as crescentes pressões inflacionárias e as restrições da cadeia de suprimentos são preocupações contínuas, mas até que ponto elas afetarão os números de vendas nesses dois mercados este ano é incerto”, completou Adamson. [EL] – c/ fontes