AeroMech desenvolvendo STC para instalação do sistema de conectividade aérea Starlink, da SpaceX, na série do jato executivo médio Cessna Citation 560XL, em 20.07.24


O editor-chefe da mídia AIN Matt Thurber escreveu, em post no dia 17, notícia que a AeroMech, especialista de engenharia, testes de vôo e certificação e uma dinâmica ODA (Organization Designation Authorization – Organização de Projeto Autorizada) em STC da FAA (uma empresa de Everett, no Estado de Washington/EUA), está desenvolvendo um Certificado Tipo Suplementar (STC) para a instalação do sistema de conectividade aérea Starlink, da SpaceX, na série do jato executivo médio Cessna Citation 560XL, da Textron Aviation. Aplicável às variantes do Tipo C560 Excel, XLS e XLS+, o STC será eventualmente estendido para incluir o novo Citation Ascend, que substituirá o XLS+ na linha da Textron Aviation quando for certificado Tipo em 2025.

A instalação do Starlink inclui uma antena direcionada eletronicamente montada no topo da fuselagem e oferece velocidades de download de até 300 Mbps e upload de até 35 Mbps.

A AeroMech espera receber o STC Starlink/560XL em setembro e planeja ampliar o STC para os jatos Cessna Citation X, Sovereign, Latitude e Longitude e jatos Hawker série 800/900, e mais os turboélices Cessna Caravan e SkyCourier, modelos da Textron. A AeroMech também planeja certificar duas outras aeronaves para instalação do sistema Starlink até o final do ano.

A AeroMech disponibilizará os STC para qualquer revendedor Starlink.

Os clientes podem fazer com que as instalações sejam feitas pela subsidiária (da AeroMech) AMI Aviation Services, que envolverá uma equipe móvel para serviço de instalação remotamente.

O primeiro STC de instalação de sistema Starlink da AeroMech foi para a série Beechcraft King Air 200/300, outro modelo da Textron Aviation. [EL] – c/ fonte