Aeronáutica divulga que não há previsão no momento de instalação de ILS no aeroporto de Londrina/PR, após prefeitura anunciar negociações para aquisição do sistema com recursos federais por parte do DECEA, em 28.10.23


A instalação de Sistema de Pouso por Instrumento ILS no Aeroporto de Londrina/Governador José Richa (SBLO), norte do Estado do PR (a cerca de 165 MN a NW de Curitiba), que dá suporte à operação de pouso em meteorologia mais adversa, não está perto de acontecer. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, neste momento, não há previsão de aquisição dos equipamentos do sistema.

Esta informação foi revelada pela mídia RPC, que pediu esclarecimentos à FAB. O posicionamento da Aeronáutica contrapõe o que foi divulgado pela prefeitura de Londrina em um evento de anúncio de investimentos para obras de modernização do aeroporto pela CCR Aeroportos, concessionária do aeroporto.

De acordo com a prefeitura, a aquisição e implantação do ILS “é uma responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo [DECEA], órgão da Força Aérea Brasileira subordinado ao Comando da Aeronáutica e Ministério da Defesa”.

Em entrevista coletiva após o evento, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), garantiu que há negociações para aquisição do ILS com recursos federais por parte do DECEA. “O ILS é instalado pelo governo federal. Já iniciamos as tratativas. A concessionária fará a solicitação de instalação, e com esse documento em mãos, vamos começar um trabalho político junto ao presidente Lula, que já deu o sinal positivo para a instalação”.

Na nota enviada à RPC, a FAB esclareceu que “não cabe ao DECEA a obrigatoriedade de aquisição e instalação do referido equipamento [ILS]. A FAB ressalta que não há previsão de aquisição, nesse momento, de um ILS CAT-I para o Aeroporto de Londrina”.

Em nota, a CCR informou que “o contrato de concessão deixa claro que o ILS não é de responsabilidade da concessionária. Que não se inclui no objeto da concessão a prestação dos serviços destinados a apoiar e garantir segurança à navegação aérea, sendo atribuição exclusiva do poder público”. No evento que anunciou investimentos, a CCR explicou que está prevista a instalação da infraestrutura para implantar do ILS, mas não a compra dos equipamentos do sistema. Com custo de investimento total de R$ 185 milhões, as intervenções estruturais previstas para o aeroporto incluem:
– adequação de RESA (áreas de escape na pista) à legislação vigente;
– implantação de ALS (sistema de luzes de aproximação sem flash);
– viabilização de infraestrutura para sistema ILS CAT-I;
– construção de novo pátio de aeronaves para 6 posições C;
– nova estrutura de Seção Contra-Incêndio (SCI);
– reforma e ampliação do terminal de passageiros; e,
– implantação de duas pontes de embarque.

A CCR destacou, quanto à obra de “viabilização de infraestrutura para instalação de sistema ILS CAT-I”, que lhe cabe, como concessionária, apenas a preparação da estrutura necessária para implantação do sistema, que em si, é de responsabilidade do DECEA.

Após a FAB/DECEA reforçar que não vai comprar o equipamento, a prefeitura se pronunciou por meio de nota: “Cabe à prefeitura a pressão política, junto com os parlamentares locais, para agilizar os processos. O prefeito já conversou com o presidente Lula e com integrantes do Ministério da Defesa e Aeronáutica para que o processo seja agilizado”.

A implantação do ILS é um assunto discutido há vários anos em Londrina. Uma comissão com integrantes da sociedade civil e do poder público foi criada com o objetivo de conseguir o equipamento.

 

Texto completo – com informações aeronáuticas de aeródromo:
https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2023/10/Aeronautica-divulga-que-nao-ha-previsao-no-momento-instalacao-ILS-aeroporto-Londrina-PR-apos-prefeitura-anunciar-negociacoes-para-aquisicao-sistema-em-25.10.23.pdf