Aeronave da Samaritan’s Purse é sequestrada no Sudão do Sul, durante missão humanitária para transporte de Juba até Maiwut de suprimentos de unidade médica móvel, em 07.12.25
No dia 02, uma aeronave da Samaritan’s Purse, uma organização internacional, não-denominacional, cristã evangélica e de ajuda humanitária em casos de desastre, com sede em Boone (EUA), foi sequestrada durante uma missão de suprimento de uma unidade médica móvel no Sudão do Sul, na África. As autoridades locais conseguiram interceptar a aeronave em solo e prender o suspeito sem maiores incidentes.
A aeronave envolvida foi um dos monomotores turboélices Cessna Grand Caravan da organização, que operam exclusivamente na África. A aeronave estava programada para voar de Juba até Maiwut para suprimento de uma unidade médica móvel quando um indivíduo armado teve acesso à aeronave antes da decolagem. Apenas o piloto e um membro da equipe estavam a bordo.
Obrigado a decolar, o piloto conseguiu manter a operação da aeronave e controlar da situação, e desviou o vôo para Wau, no Sudão do Sul, onde o avião pousou em segurança. Em solo, o sequestrador foi detido pelo Serviço Nacional de Segurança do Sudão do Sul. Não houve relato de ferimentos graves.
Segundo relatos, o piloto voou por quase uma hora enquanto tentava convencer o sequestrador de que o avião não tinha combustível suficiente para chegar ao Chade. O homem acabou permitindo que o piloto pousasse em Wau para reabastecer. Uma vez no solo, agentes de segurança detiveram o suspeito sem incidentes. O piloto e um membro da equipe retornaram em segurança com a aeronave para Juba.
“Louvamos a Deus por ninguém ter ficado gravemente ferido e somos gratos às forças de segurança pelo apoio e pela rápida atuação em terra para resolver a situação e garantir um desfecho seguro”, registrou um comunicado da Samaritan’s Purse.
As autoridades identificaram o suspeito como Yasir Mohammed Yusuf, residente da disputada Área Administrativa de Abyei, região fronteiriça rica em petróleo, disputada entre o Sudão e o Sudão do Sul, com status administrativo especial, sendo considerada parte de ambos os países provisoriamente, mas sem uma resolução final de soberania. Embora os investigadores ainda não tenham descoberto a motivação, os relatos iniciais indicam que Yusuf exigiu ser levado para o Chade assim que embarcou.
Os dados de rastreamento de vôo ADS-B sugerem que a aeronave envolvida no sequestro pode ser o Cessna C208B de matrícula N886SP (registro de produção sn 208B0934, fabricação ano 2002). Dados ADS-B mostram o Cessna N886SP da Samaritan’s Purse pousando em Juba em 1º de dezembro e partindo de Wau no dia 03 de dezembro, não havendo dados de rastreamento disponíveis para 02 de dezembro.
Fotos no Facebook, supostamente de um passageiro do vôo, mostram um Cessna 208B e um Douglas DC-3-65TP (de prefixo N467SP, registro de produção sn-32948, com fabricação original em 1945, com remotorização P&W Canada PT6-65AR), de propriedade da Samaritan’s Purse.
Os dados de rastreamento de vôo mostram o DC-3-65TP de prefixo N467SP circulando em torno de Wau por cerca de três horas antes de pousar na localidade, às 11:30UTC .
Este não é o primeiro incidente em que a Samaritan’s Purse enfrenta desafios de segurança na região. Em 2017, oito funcionários em Mayendit foram sequestrados por forças rebeldes locais, mas libertados ilesos.
Na manhã do dia 25 de novembro, um bimotor turboélice LETL-410UVP, operado pela Nari Air, a serviço da Samaritan’s Purse, com três ocupantes (dois ucranianos e sul-sudanês), em missão humanitária transportando 2 toneladas de suprimentos, procedente de Juba, acidentou-se em Rupchier Boma, em Guat Payam, no Sudão do Sul. O ponto do acidente foi perto da pista de Leer, a 19 km do destino. O avião teve danos extensos, os três ocupantes faleceram. [EL]
