Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis/MG, passa a contar com oficina de manutenção aeronáutica, a EHS Aviation, em 08.03.22


Fonte: g1 –  07/03/2022
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (SEMDES) de Divinópolis (MG) informou na última quinta (03) que a ANAC homologou a oficina de manutenção aeronáutica recentemente instalada no aeroporto da cidade – o “Brigadeiro Cabral” (SNDV).

Segundo a prefeitura, a oficina EHS Aviation Ltda. ocupa o hangar 20A e conta com uma infraestrutura que inclui ampla ferramentaria e equipamentos e com área de mais de 1.000 m² de espaço útil. O núcleo é especializado em manutenções e reparos de aeronaves Cirrus, da linha do monomotor a pistão com os modelos SR20, SR22 e SR22T, e linha Piper/EMBRAER dos monomotores PA-28/EMB-711A, EMB-711C, EMB-711ST e EMB-711T e bimotores PA-34/EMB-810C (Seneca II) e EMB-810D (Seneca III) e Piper PA-34-220T (Seneca II a Seneca V), contando com uma equipe de cinco funcionários, entre mecânicos e auxiliares, capacitados, qualificados e treinados. Todos são liderados por um inspetor, especializado em aeronaves Cirrus, com vasta experiência no mercado.

Para o g1, a ANAC informou que a oficina foi certificada para funcionamento no dia 27 de dezembro de 2021 e que, portanto, está apta a funcionar desde então. A Prefeitura informou que questões burocráticas estavam sendo ajustadas e agora o espaço está em pleno funcionamento desde a semana passada.

Conforme registro da ANAC, o COM – Certificado de Organização de Manutenção da EHS é datado de 28/12/2021. O certificado autoriza os seguintes serviços:
1 – Categoria Célula – Classe 1: manutenção, manutenção preventiva e alteração de aeronaves fabricadas com material composto com peso máximo de decolagem aprovado até 12.500 lb. (5.670 kg) no caso de aviões.
2 – Categoria Célula – Classe 3: manutenção, manutenção preventiva e alteração de aeronaves fabricadas em estrutura metálica, com peso máximo de decolagem aprovado até 12.500 lb. (5.670 kg) no caso de aviões.
3 – Categoria Hélice – Classe 2: manutenção, manutenção preventiva e alteração de outras hélices, conforme as Especificações Operativas (no caso hélices Hartzell).
4 – Categoria Acessório – Classe 2: manutenção, manutenção preventiva e alteração de acessórios elétricos, conforme as Especificações Operativas.

A Prefeitura informou que questões burocráticas estavam sendo ajustadas e agora o espaço está em pleno funcionamento desde a semana passada.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Gonçalves, “através desse trabalho [de manutenção aeronáutica sob regulação da ANAC] da empresa EHS AVIATION Ltda., permitida pela Prefeitura Municipal, o Aeroporto de Divinópolis demonstra capacidade de criar soluções, tecnologias e desenvolver com o crescimento do ramo, atraindo movimentação e atividades comerciais para seu interior”.