Aeroporto da aviação geral em Paris – Saclay-Versailles – passa a oferecer abastecimento de SAF permanente, em 22.07.24


O Aeroporto Saclay-Versailles (LFPN), em Paris (França), é o mais recente aeródromo na Europa a passar a receber fornecimento contínuo de combustível de aviação sustentável (SAF).

Fornecido pela TotalEnergies, combustível é uma mistura de 35% de SAF roduzido por HEFA que proporcionará uma economia de 30% nas emissões de carbono do ciclo de vida em relação ao combustível de aviação convencional de base fóssil.

Entre os que aplaudiram a notícia está a fabricante de aeronaves francesa Daher Aircraft. “O fornecimento de [SAF] no Aeroporto Paris/Saclay-Versailles, onde temos uma de nossas principais bases de manutenção na França, é um passo importante para a promoção desses combustíveis aos nossos clientes”, disse Nicolas Chabbert, CEO da divisão de aeronave Daher.  “Desde 2022, usamos a mistura JET-A1 e SAF em nossas aeronaves TBM e Kodiak para operações de vôo em nossa unidade industrial francesa em Tarbes-Lourdes-Pyrénées ou em aeroportos onde o SAF está disponível”. Chabbert acrescentou que a Daher está fortemente comprometida com a transição para a neutralidade de carbono até 2050.

O “Saclay-Versailles” (LFPN) é propriedade do Grupo ADP, que o considera um “laboratório de inovação e formação” para os seus planos de descarbonização. “Depois da instalação de estações de carga para apoiar o crescimento da aviação elétrica em 2023, esta nova iniciativa a favor da descarbonização da aviação geral dirige-se mais particularmente aos aviões e helicópteros em viagem presentes na plataforma”, afirmou Sébastien Couturier, diretor geral da ADP para aeroportos da aviação. “[Nossa oferta SAF] gerará uma demanda crescente que nos permitirá gradualmente descarbonizar todas as operações”, completou Couturier.

Saclay é uma comunidade francesa localizada a 7 km a sudoeste de Paris no departamento de Essonne, na região da Ilha de França. É muito conhecida com o centro científico CEA Saclay, envolvido na pesquisa nuclear de partículas físicas.

O aeródromo Paris/Saclay-Versailles (LFPN) situa-se em Toussus-le-Noble, Yvelines, na cidade de Versalhes, a 15 km a oeste de Paris. É o quarto maior aeródromo de aviação executiva e de desportiva da França. Em altitude de 538 pés, tem 2 pistas (07/23) paralelas asfaltadas, de 30 x 1.100 m. e de 30 x 1.050 m. A pista 07L/25R, de 30 x 1.100 m. (TORA=ASDA=1.100 m.), tem pavimento com resistência PCN 12 e resistência de subleito baixa, a operação na pista 25R contado com SWY de 200 m. e CWY de 50 m. A pista 07R/25L, de 30 x 1.050 m. (RWY 07R – TORA=1.050 m./LDA=890 m. ; RWY 25L – TORA=945 m./LDA=1.050 m.), tem pavimento com resistência para aeronaves com peso de até 5.700 kg, a operação na pista 25R contado com SWY de 105 m. e CWY de 60 m.

Ambas pistas tem balizamento com luzes de cabeceiras e laterais (a cada 60 m.) de alta e baixa intensidade e são dotadas de sistemas de luzes de indicação de rampa de aproximação PAPI em cada cabeceira. A cabeceira 25R é dotada de sistemas de luzes de aproximação. O aeródromo opera vôos com serviços ATC e ATS; a operação é de vôos VFR diurno/noturno e IFR diurno/noturno, no horário de funcionamento de 6h00 à 22h30. A operação conta com regras específicas de tráfego para operação VFR. Para operação IFR (aeronaves CAT A até C) existem procedimentos:
– de saída (SID) para as duas cabeceiras da pista 07L/25R do tipo OMNI e por navegação por satélite (RNAV), exclusiva e comum para operação na pista 09/27 do Aeroporto VillaCoublay – LFPV (a 4 MN a nordeste),
– de chegada (STAR) por navegação satelital (RNAV) para a pista 07L/25R (comum para operação na pista 09/27 do Aeroporto VillaCoublay – LFPV), para as duas cabeceiras, e,
– de aproximação (IAC) ILS CAT-I e RNP para a pista 25R.

Para operação dos vôo no aeroporto existem procedimentos/disposições de ordem de proteção/preservação ambiental.

No “sítio” estão implantados 40 hangares e 41 organizações estão instaladas.

Em 2910, o aeroporto registrou 134,676 movimentos. Em 2023, foram registrados 149.714 movimentos (redução de 10% sobre 2022, de 166.349 movimentos). [EL]