Aeroporto de Maringá (PR) reabre após 15 dias fechado por causa de obras de ampliação da pista (de 280 m.), em 16.12.20


Fonte: G1 – 16/12/2020

O Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, em Maringá (SBMG), no norte do Paraná (cerca de 200 MN a NW de Curitiba/SBCT, e a 220 MN a SW-W de Londrina/SBLO), reabriu sua pista para aéreas na manhã desta quarta (16) após 15 dias fechada por causa de obras de ampliação da pista, desde o dia 1º de dezembro, para a conclusão da obra.

Com a ampliação da pista, o aeroporto poderá receber aviões maiores, como cargueiros e aeronaves que fazem vôos internacionais.

“Devemos concluir as obras em fevereiro e março de 2021. Logo depois, vamos pedir autorização para receber vôos intercontinentais, aqueles aviões que transportam 300 passageiros, e também certificação para ser um aeroporto de transporte de cargas internacionais”, disse o superintendente do terminal, Fernando Rezende. “Com a certificação internacional, empresários e pessoas que desejarem realizar voos para países da América Latina não precisarão mais ir até Curitiba ou Foz do Iguaçu [185 MN a SW de Maringá]”, concluiu Rezende.

As obras de melhorias no Aeroporto de Maringá começaram em 2019, com investimento de R$ 81,5 milhões, de acordo com a prefeitura. Além da ampliação da pista, em 280 m., o terminal também investiu em uma nova estação meteorológica e equipamentos para a modernização da torre de controle.

A modernização da estrutura permitirá que Maringá possa receber aviões de carga internacionais, além de agilizar a manobra das aeronaves.

A prefeitura informou que, com a ampliação (de 280 m.), a pista do Aeroporto de Maringá passa a ser a mais extensa do Paraná, com 2.380 m.

À altitude de 1.801 pés, o Regional Silvio Name Júnior (SBMG) tem pista (10/28) de 45 x 2.100 (futuramente 2.380 m.), de asfalto, com resistência de pavimento PCN 41 e resistência de subleito alta.

NOTAM (E2651/20N) informa que os primeiros 400 m. da pista 10 (e últimos 400 m. da pista 28), para pouso e decolagem, estão “impraticáveis” por obras, entre 16/12/20 e 14/02/21. Esta informação, com a locação da pista (e a presença da rodovia estadual PR-317 a leste), sugerem que a ampliação da pista será feita pelo lado da cabeceira 10.