Agência de Defesa francesa encomenda mais 5 jatos Falcon 2000 para missão de vigilância, em 07.10.25
A Agência Francesa de Aquisição e Tecnologia de Defesa encomendou mais cinco (5) jatos Dassault Falcon 2000 Albatros para seu programa de Aeronaves de Vigilância e Intervenção Marítima. O contrato, anunciado no dia 02, completa um compromisso para 12 aeronaves, das quais as sete primeiras foram encomendadas em dezembro de 2020.
A Dassault Aviation entrega a versão Albatros do jato executivo Falcon 2000LXS equipado com um radar multifuncional instalado sob a fuselagem, além de uma torre optrônica de alto desempenho, janelas de observação, equipamento de busca e salvamento e um sistema de comunicação dedicado. A fabricante francesa de aeronaves produz a versão do 2000 LXS Albatros em parceria com a Safran, a Thales e o Naval Group. A unidade da Dassault em Mérignac, no oeste da França, conclui o trabalho de integração antes que cada aeronave seja testada em seu centro de testes de vôo em Istres.
Um modelo com centenas de unidades em serviço em todo o mundo, o Falcon 2000LXS tem um alcance de cerca de 4.000 MN.
“Do Falcon 20 operado pela Guarda Costeira do EUA ao Falcon 900 e Falcon 2000MSA da Guarda Costeira Japonesa, e ao Falcon 200 Gardian e o Falcon 50M em serviço na Marinha Francesa, temos vasta experiência em vigilância marítima”, disse Éric Trappier, presidente e CEO da Dassault. Trappier acrescentou que diversos países demonstraram interesse na plataforma para funções que incluem proteção nacional e marítima, bem como controle de poluição, tráfico e pesca. [EL]
