Agência federal de proteção ambiental (meio ambiente) propõe novo padrão para regulamentação para testes de emissão de motores de aviões (jatos) de grande porte subsônicos e aeronaves à turbina, em 07.02.22


A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA – Environmental Protection Agency) emitiu nota de proposição de regulamentação (NPR) para adotar padrões de emissão de material particulado e procedimentos de teste para substituir o atual padrão de fumaça expelida por motores de grandes aviões a jato subsônicos. A proposta também inclui a aplicação de um padrão para número relativo à emissão de fumaça para aeronaves de turbina menores.

NPR – Notice of Proposed Rulemaking – de “Control of Air Pollution From Aircraft Engines: Emission Standards and Test Procedures/Controle da poluição do ar de Motores aeronáuticos: Padrões de Emissão e Procedimentos de Teste” (2022-01150):
https://www.govinfo.gov/content/pkg/FR-2022-02-03/pdf/2022-01150.pdf

Basicamente, a minuta propõe esses padrões para motores de aeronaves com um empuxo máximo disponível para decolagem superior a 6.000 lbf. (26,7 kN). Os padrões se aplicariam tanto ao novo projeto de Tipo quanto aos motores em produção a partir de 1º de janeiro de 2023.

Os padrões para aviões em produção teriam limites de emissão diferentes dos padrões para projetos de novos Tipos, e esses limites dependeriam da potência nominal dos motores.

Os padrões para número referente à emissão de fumaça se aplicariam a motores com empuxo máximo disponível para decolagem superior até 6.000 lbf. (26,7 kN).

Os comentários públicos para a proposta de regulamentação poderão ser feitos até 04 de abril de 2022.

Esta proposta é separada da regulamentação da EPA recentemente adotada que estabeleceu padrões de emissões de dióxido de carbono (CO2) em grandes jatos e turboélices. A ação não exige que os fabricantes de aeronaves ou motores reduzam suas emissões reais, mas alinha os padrões dos EUA com os padrões de emissões de CO2 estabelecidos pela ICAO em 2017 e revisados em 2020. [EL] – c/ fontes