Agrícola Air Tractor AT-502 tem incidente de perda de controle em solo em pouso em APUA em Gouvelândia/GO, em 27.10.21


No sábado dia 23, o avião agrícola Air Tractor AT-502 (AT5T) de prefixo PT-OXE (registro de produção sn 502-0140, ano de fabricação 1991), da Textor Aviação Agrícola, decolou da APUA (área de pouso para uso aeroagrícola) pertencente à Fazenda Araruna, em Gouvelândia, em GO, com a intenção de realizar um vôo local de aplicação de defensivos agrícolas.

Durante a tentativa de pouso da sétima “saída” do dia, por volta de 11:30Z (08:30LT), o piloto perdeu o controle da aeronave no solo e chocou-se contra uma cerca de arame localizada na lateral direita da APUA. A aeronave teve danos leves.O piloto saiu ileso.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente, por “perda de controle no solo”. O avião foi liberado para o proprietário/operador no tocante à investigação aeronáutica.

Gouvelândia está na divisa de GO e MG, distando cerca de 50 MN a SW-W de Itumbiara (GO) e 70 MN a SE de Rio Verde (GO).

O avião é registrado na categoria Serviço Aéreo Especializado (SAE) público de múltipla categoria, com status de “intercâmbio operacional”, com último registro de compra/transferência em julho de 2017. O avião tem aprovação para MTOW de 3.629 kg e operação VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em vigor foi emitido em setembro de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto de 2022.