Agrícola Cessna T188 se acidenta em aproximação em aeródromo privado em Vilhena/RO, por pane seca, em 25.10.21


Fonte: Rondônia ao vivo, em 24/10/2021
Na tarde deste domingo dia 24, o monomotor agrícola Cessna T188C Husky de prefixo PR-PRB (registro de produção sn T18803484T, ano de fabricação 1979), operado pela Master Aviação Agrícola Ltda., sofreu acidente durante aproximação para pouso na pista da Associação de Chacareiros União da Vitória, em Vilhena, em RO.

O avião colidiu com terreno a 200 m. da pista, em ponto de mata, na “Linha 35”, perto Comunidade São Gabriel. O piloto escapou sem requerer atendimento médico.rimeiras informações são que o vôo era de traslado de São Paulo, após a aquisição do avião.

Atualização [
g1, em 25/10/2021]: conforme boletim registrado pelos bombeiros, a equipe de resgate foi acionada por volta de 15:00LT (19:00Z) para verificar sobre uma possível queda de avião. Ao chegarem no local, os militares encontraram o piloto já andando sozinho, próximo da linha 135, cerca de 7 km da área urbana de Vilhena.
Aos bombeiros, o piloto contou que havia saído de Goiânia e estava chegando em Vilhena, para pousar, “quando a aeronave apresentou uma pane e caiu na área de mata”.

Vilhena dista 675 MN a NW de Goiânia.

Além do aeroporto público de Vilhena (SBVH), estão cadastrados no município 5 aeródromos privados:

  1. Aero Agrícola Céu Azul (SDJ2) – à 1.827 pés, pista (02/20) de cascalho de 18 x 800 m., com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg., distando 3,1 MN a oeste de Vilhena e 6,5 MN a SW de SBVH
  2. CAT – Clube Aéreo Taquari (SIYA) – à 1.946 pés, pista (01/19) de cascalho de 20 x 999 m., com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg., a 3,4 MN a S-SW de Vilhena
  3. Fazenda Independência (SD9Z) – à 2.001 pés, pista (02/20) de cascalho de 20 x 1.300 m., com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg.
  4. Fazenda Jaqueline (SNIZ) – à 1.942 pés, pista (11/29) de cascalho de 18 x 1.300 m., com resistência de piso para aeronaves com até 5.000 kg.
  5. Caputi (SD9A) – à 1.821 pés, pista (02/20) de cascalho de 18 x 800 m., com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg., a 3,6 MN a W-NW de Vilhena e 6,3 MN a SW-W de SBVH

Ao horário da ocorrência (15:00LT/19:00Z), no aeroporto de Vilhena (SBVH), a 4 MN a SE de Vilhena, conforme boletins METAR, o tempo tinha trovoada com chuva fraca, com presença de poucos CB (após três horas com nuvens TCU presente), com visibilidade (de 10 km ou superior) reduzindo para 4 km, com nuvens esparsas com base a 1.500 pés e poucas nuvens com base a 3.500 pés, temperatura de 24ºC (com queda de 7ºC) e elevação de QNH de 1.011 hPa para 1.013 HPa. O vento, anteriormente de norte fraco, passou a ser de sul forte (22 KT).

METAR SBVH 241800Z 33007KT 9999 VCSH BKN035 FEW040TCU 31/21 Q1011=
METAR SBVH 241900Z 19022KT 4000 -TSRA SCT015 BKN030 FEW035CB 24/20 Q1013=
METAR SBVH 242000Z 18018KT 4000 -RA SCT008 BKN030 FEW035TCU 21/20 Q1013 RETS=

O avião é registrado na categoria do transporte público/Serviço Aéreo Especializado (SAE) aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em março de 2019. O avião tem aprovação para MTOW de 1.996 kg e operação VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em vigor foi emitido em maio (2021) e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até abril de 2022.

Atualização: o CENIPA listou a ocorrência no painel SIPAER, como “acidente” de “pane seca”.

Conforme súmula, o avião decolou do aeródromo da Fazenda Miragem (SDTW), município de Sapezal, no MT, com destino ao aeródromo privado “Caputi” (SD9A), em Vilhena (a 112 MN a NW), por volta das 17:30Z (13:30LT), em um vôo de traslado, com apenas o piloto a bordo.

Quando no circuito de tráfego para pouso na pista 20 do aeródromo de destino (SD9A), às 18:40Z (14:40LT), houve falha do motor. O piloto realizou um pouso de emergência em área de mata, cerca de 240 m. da pista. Não houve fogo. A aeronave teve danos substanciais, mas o piloto saiu ileso.

Conforme ROTAER, o aeródromo privado “Caputi” (SD9A) tem proibição de pouso para pista 20 e proibição de decolagem da pista 02.

O avião já foi liberado para o operador no tocante à investigação aeronáutica.