Agrícola Piper PA-36-375 Pawnee Brave tem falha de motor em vôo e pousa forçado em Veríssimo, em MG, em 19.12.21


No dia 07, o avião agrícola Piper PA-36-375 Pawnee Brave de prefixo PR-TRE (registro de produção sn 36-7902045, ano de fabricação 1979), da Aeroagrícola Chapadão, decolou da área de pouso para uso aeroagrícola (APUA) da Fazenda Cachoeira Dourada, no município de Veríssimo, em MG (a cerca de 20 MN a NW de Uberaba/MG), para vôo de aplicação de defensivos agrícola.

Após, aproximadamente, 7 minutos de vôo a aeronave fez um pouso de emergência em meio à plantação de cana de açúcar, no horário de 11:10Z (08:10LT). O avião teve danos substanciais mas o piloto saiu ileso. Não houve danos a terceiros.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, como acidente de falha de motor em vôo. No tocante da investigação, o avião já está liberado para o operador.

O município de Veríssimo está numa região de altitude de 2.500 pés, com relevo se elevando ao norte.

Ao momento da operação do Pawnee Brave, o tempo em Uberaba (SBUR) era bom (em condição VMC), com visibilidade de 10 km ou superior, céu esparso com duas camadas a 900 pés e 2.000 pés, com vento norte fraco, temperatura de 22ºC e pressão atmosférica de 1.014 hPa.

METAR SBUR 011000Z 03005KT 9999 FEW009 SCT017 21/19 Q1013=
METAR SBUR 011100Z 34007KT 9999 SCT009 SCT020 22/19 Q1014=
METAR SBUR 011200Z 33006KT 9999 SCT011 BKN023 22/20 Q1014=

O avião é registrado na categoria do transporte público/SAE – Serviço Aéreo Especializado/Aeroagrícola, com aprovação de MTOW de 1.769 kg e aprovado para uso de etanol. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2010, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está com validade até janeiro de 2022.

O modelo PA-36 Pawnee Brave foi anunciado inicialmente em 1972 como uma nova versão do PA-25 Pawnee equipada com um motor mais potente Continental de seis cilindros de 285 HP (ante a motorização de 260 HP da Lycoming), o PA-36-285, com uma nova asa com bordas de ataque removíveis, melhor ventilação e sistema de aquecimento, tanques de combustível com revestimento de composto anti-espumante, além de um maior hopper padrão de 30 pés³ (0,85m³), e opcionalmente com volume de 38 pés³ (1,08 m³). Em 1977 foi lançada a variante PA-36-300 (Brave 300) com motorização Lycoming IO-540-K1G5, de 300 HP, sucedida pela variante PA-36-375 (Brave 375) com motorização Avco Lycoming IO-720-D1CD, de 375 HP, de oito cilindros, horizontais opostos, com hélice tripá Hartzell de velocidade constante. Em 1981, a Piper vendeu os direitos do projeto para a WTA Incorporated, que comercializou duas versões designada New Brave, a -375 e a -400. Em 1997, os direitos de fabricação do programa passaram para a New Piper Aircraft. Foram produzidos quase 1.000 aviões até 1987.