Agrícola turboélice Air Tractor AT-502 tem incidente de perda de controle no solo pós-toque em pouso em APUA em Acreúna, em GO, em 27.01.23


No dia 14 (jan./23), o agrícola Air Tractor AT-502B de matrícula PP-BBZ decolou da área de pouso para uso aeroagrícola (APUA) denominada “Área Goiás” (ZZZZ), na Fazenda Grande Rosana, em Acreúna, em GO, por volta das 17:10Z (14:10LT), para um vôo de aplicação de defensivos agrícolas e pouso final em uma segunda APUA da mesma fazenda, denominada “Área Rosana” (ZZZZ), com o piloto a bordo.

Não conseguindo identificar a área correta de aplicação, resolveu proceder para pouso no destino. Às 17:30Z 914:30LT, com 20 minutos de vôo, durante a corrida pós-pouso (pós-toque), o piloto perdeu o controle no solo, danificando as pontas das pás da hélice. O avião teve danos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente de “Perda de Controle no Solo” (LoC-G). Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão finalizados, o avião tendo sido liberado para o operador.

Na jurisdição do CINDCATA-I (FIR Brasília), Acreúna, em GO, é município a 75 MN a SE de Goiânia, e 92 MN a NW de Itumbiara, em GO (divisa com MG). O aeródromo privado Fazenda Canadá (SJER), a 3 MN a NE do centro urbano de Acreúna, está em elevação de 1.811 pés.

O monomotor turboélice e trem de pouso convencional Air Tractor AT-502B de matrícula PP-BBZ é o aparelho com registro de produção sn 502B-3070 e ano de fabricação 2016, propriedade da Air Tractor Inc. e operadores compartilhados Serrana Aviação Agrícola e Americasul Aeroagrícola (por meio de alienação fiduciária e intercâmbio), com último registro de compra/transferência em janeiro de 2017, sendo registrado na categoria de transporte de Serviço Público Aéreo Especializado (SAE)/Aeroagrícola.  O avião é aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 3.629 kg, para vôo VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2022, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até julho de 2023.

A Serrana Aviação Agrícola é empresa aprovada pelo regulamento RBAC-137 (de Serviço Aeroagrícola). A empresa tem sede em São Gabriel do Oeste/MS, e conta com aprovação para operação de Aplicação de líquidos (Application of liquids), de Aplicação de sólidos (Application of solids), de Combate a incêndios (Firefighting) e de Povoamento de águas (Fish Stocking). Opera frota com os seguintes modelos:
– EMBRAER/Neiva EMB-202/202A “Ipanema”
– Air Tractor AT-402A/402B e AT-502B

A Americasul Aeroagrícola não consta na atual relação de empresas aprovada pelo regulamento RBAC-137 (de Serviço Aeroagrícola). Especificação anterior de 2017 informa que se tratava de uma empresa com sede em Formosa/GO, com aprovação para operação de Aplicação de líquidos (Application of liquids), de Aplicação de sólidos (Application of solids), de Combate a incêndios (Firefighting) e de Povoamento de águas (Fish Stocking). Operava frota com os seguintes modelos:
– Air Tractor AT-502B e AT-802
– Thrush SS2T modelo S2R-H80