Agrícola turboélice Thrush SS2T tem acidente de colisão com obstáculo de lavoura ao final da pista na decolagem de uma APUA em Boa Esperança do Sul, em SP, em 27.01.23
No dia 15 (domingo), o avião agrícola Thrush SS2T de matrícula PR-YLA decolou da área de pouso para uso aeroagrícola (APUA) denominada “Pista Raízen Zanin” (ZZZZ), no município de Boa Esperança do Sul, em SP, para vôo de aplicação de defensivo agrícola, com o piloto a bordo. Durante a decolagem, às 08:50Z (05:50LT), o avião colidiu com obstáculos da lavoura ao final da pista. O avião teve danos substanciais, o piloto saiu ileso.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como acidente de “Colisão com obstáculo durante decolagem e pouso” (CTOL). Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão em andamento, o avião tendo sido liberado para o operador.
Boa Esperança do Sul é um município entre Araraquara (18 MN no RM 172° – a 2.334 pés em SBAQ) e Jaú (21 MN no RM 228° – a 1.736), com Bauru a 43 MN a SW (RM 261°), a 2.025 pés (em SBBAU), São Carlos a 28 MN a leste (RM 115°), a 2.647 pés (em SDSC), e Ribeirão Preto a 62 MN a NE.
No dia 15, o horário de Nascer do Sol oficial (aeronáutico) foi às 08:42Z (05:42LT) em Araraquara (SBAQ).
O monomotor turboélice Thrush SS2T, modelo S2R-H80, de matrícula PR-YLA é o aparelho com registro de produção sn H80-208 e ano de fabricação 2017, propriedade da Thrush Aircraft Inc. e operadores compartilhados Aplimax Aeroagrícola e Semeagro Aviação Agrícola (por meio de alienação fiduciária e arrendamento operação, e intercâmbio), com último registro de compra/transferência em novembro de 2017, sendo registrado na categoria de transporte de Serviço Público Aéreo Especializado (SAE)/Aeroagrícola. O avião é aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 4.763 kg, para vôo VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em novembro de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro de 2023.
A Aplimax Aeroagrícola e a Semagro Aviação Agrícola são empresas aprovadas pelo regulamento RBAC-137 (de Serviço Aeroagrícola).
A Aplimax tem sede em Barretos/SP, e tem aprovação para operação de Aplicação de líquidos (Application of liquids), de Aplicação de sólidos (Application of solids), de Combate a incêndios (Firefighting) e de Povoamento de águas (Fish Stocking). Opera frota com os seguintes modelos:
– Cessna A188B e T188C
– EMBRAER/Neiva EMB-202 “Ipanema”
– Air Tractor AT-401/401B, AT-402A e AT-504
– Thrush SS2T modelo S2R-H80
– Ayres S-2R
A Semeagro Aviação Agrícola tem sede em Jaborandi/SP, e tem aprovação para operação de Aplicação de líquidos (Application of liquids), de Aplicação de sólidos (Application of solids), de Combate a incêndios (Firefighting) e de Povoamento de águas (Fish Stocking). Opera frota com os seguintes modelos:
– Cessna A188B e T188C
– EMBRAER/Neiva EMB-202 “Ipanema”
– Thrush SS2T modelo S2R-H80
– Air Tractor AT-401/401B, AT-402A e AT-504