Air bp fornecerá SAF para a Rolls-Royce, em 24.03.22


A Air bp assinou um acordo com a fabricante britânica Rolls-Royce de fornecimento de combustível de aviação sustentável (SAF) para alimentar os programas de teste de motores da fabricante. As primeiras entregas de uma mistura de QAv com 10% SAF começarão no segundo trimestre para as três áreas de testes da Rolls-Royce, em Derby (aviação civil), em Bristol (Defesa) e Dahlewitz, na Alemanha (aviação executiva).

Além dos testes de aprimoramento e desenvolvimento de produtos, os motores de produção concluídos são testados extensivamente pela fabricante antes da entrega a clientes. A Rolls Royce e a Air bp esperam que a fração de SAF do combustível entregue totalize aproximadamente cerca de 780.000 galões (2.956.200 litros) por ano.

“Este acordo cumpre um compromisso que assumimos de que o combustível para testes e desenvolvimento é uma mistura de 10% de combustível de aviação sustentável até 2023”, disse o presidente da Rolls-Royce para o setor aeroespacial civil, Chris Cholerton. “Queremos incentivar o uso de SAF em todo o setor de aviação e este acordo é um exemplo dos compromissos firmes que os produtores de combustível exigem para apoiar seu investimento contínuo na produção”, completou Cholerton.

Além de seu uso em motores de produção, a Air bp também fornecerá o combustível 100% SAF para o primeiro funcionamento do motor demonstrador UltraFan, da Roll Royce, que ocorrerá ainda neste ano. O UltraFan será o maior motor de aviação do mundo e promete novos níveis de eficiência na queima de combustível.

“Ficarei empolgado em ver o UltraFan em nosso teste de última geração girando pela primeira vez com 100% SAF, criando um novo capítulo na excelência da engenharia e na história da aviação sustentável”, disse Cholerton.

A fabricante de motor britânica se comprometeu a garantir que seus motores Trent, para aeronaves do transporte comercial) e motores para jatos executivos sejam compatíveis com 100% SAF até 2023. O Trent e todos os motores atuais de aviação executiva da Rolls são certificados para funcionar com uma mistura de até 50% SAF.

O SAF da Air bp é derivado de fontes como óleo de cozinha usado/aproveitado e, como o SAF derivado de outras matérias-primas, pode fornecer reduções significativas de emissão de carbono no ciclo de vida em relação ao combustível de aviação convencional.

“À medida que a bp faz a transição para uma empresa de energia integrada, estamos aproveitando nossa experiência no fornecimento de matérias-primas renováveis, logística de produção de SAF e fornecimento ao cliente final”, explicou a diretora de sustentabilidade da fornecedora Andreea Moyes. “Nossa ambição é ser o parceiro de descarbonização no setor de aviação e estamos trabalhando em ritmo acelerado para promover a disponibilidade, acessibilidade e acessibilidade do SAF para apoiar a aviação global na realização de suas ambições de baixo carbono”, completou Andreea. [EL] – c/ fontes