Air Race E voa pela primeira vez com novo avião projetado para motorização exclusivamente elétrica, em 04.02.22


A Air Race E continuou sua preparação para a próxima temporada de corridas aéreas com o primeiro vôo de teste de um avião de competição tripulado projetado para motorização totalmente elétrica.

O primeiro vôo do avião de corrida foi o resultado de meses de intenso desenvolvimento e servirá de plataforma para o lançamento da primeira série de corridas aéreas elétricas do mundo, a Air Race E, que está programada para começar em 2023.

A Nordic Air Racing Team, muitas vezes pioneira nos preparativos para a série Air Race até agora, levou o avião de competição ora em desenvolvimento para um vôo de 10 minutos no aeroporto de Tønsberg, na Noruega. O vôo foi operado sob a aprovação da Autoridade de Aviação Civil Norueguesa, permitindo o avião de competição, de alto desempenho, recém-concluído, fazer o primeiro vôo pilotado-tripulado.
O piloto de testes, Rein Inge Hoff, teve a honra de ser o primeiro de seus colegas pilotos E-Racer a experimentar o novo avião, completando quatro circuitos de tráfego de aeródromo a 2.000 pés, numa “corrida histórica”. Hoff completou vôo à velocidade baixa e os testes de controle para garantir que o avião se comportava conforme o esperado, operando com potência de 90 kW (cerca de 50-60% da potência prevista em corrida aérea) enquanto levando o avião a até 140 KT.

Vídeo do vôo:
https://www.youtube.com/watch?v=SK8az29Fvw0

O CEO da Air Race E, Jeff Zaltman, chamou o vôo de um momento decisivo para a categoria. “O primeiro vôo do nosso avião de corrida totalmente elétrico é um marco, tanto no desenvolvimento da Air Race E como um campeonato internacional quanto na progressão de uma tecnologia de aviação mais ampla. Estamos extremamente orgulhosos de como a Nordic Air Racing Team, com a colaboração de nossas parceiras, realizou essa incrível façanha de engenharia, mesmo apesar dos desafios enfrentados no ano passado”.

Tomas Brødreskift, chefe de equipe, integração mecânica e gerente de projeto da Nordic Air Racing, disse: “As palavras não podem descrever o quão orgulhosos e felizes estamos após este primeiro vôo! Foram meses de trabalho duro, trabalhando dia e noite, enfrentando contratempos difíceis no caminho e até lidando com momentos de dúvida, mas aqui estamos! Estamos muito satisfeitos que tenha corrido tão bem. Não importa o quão bem preparado você esteja e confiante você esteja após os testes de solo, ver um piloto de teste subir aos céus pela primeira vez em uma aeronave que você projetou é sempre um momento de roer as unhas … É hora de comemorar agora!”.

Karim Mokaddem, líder da Airbus Electrification Fast Track, disse: “Mais do que nunca, quando olhamos para o conceito de mobilidade sustentável, os desafios nos levam a trabalhar de forma diferente, ser disruptivo e usar os aprendizados e conquistas de uma mistura de setores. Nesse caso, pilotar aeronaves usando tecnologias elétricas testadas e comprovadas da indústria automotiva é prova disso e é uma abordagem que apoiamos totalmente como parte de nossa jornada de eletrificação”.

A Airbus, parceira fundadora da série de corridas, forneceu ampla assistência às equipes concorrentes com dados de pesquisa e desenvolvimento durante o desenvolvimento da aeronave. O esforço para criar equipamentos de corrida elétricos sustentáveis ​​e de alto desempenho se encaixa em seus planos de “aviação verde”.

Outra parceira da categoria Air Race E, a Ansys, ajudou no projeto de software de simulação de aeronaves, treinamento e consultoria para as equipes concorrentes, em um esforço para fornecer uma solução fácil de prática e treinamento inicial. [EL] – c/ fontes