Air Tractor 502A colide com terreno de lavoura de soja de fazenda em Brasnorte/MT matando o piloto, por perda de controle após em operação IMC não-intencional logo após decolagem, em 29.12.22


Fontes: g1, JK Notícias, Só Notícias – 22/12/2022
Um avião agrícola Air Tractor 502 colidiu com terreno de uma lavoura de soja de uma fazenda a cerca de 90 km de Campo Novo do Parecis (155 MN a NW de Cuiabá), em fazenda localizada no município de Brasnorte (235 MN a NW de Cuiabá e 90 MN ao norte de Campo Novo do Parecis, na manhã desta quinta dia 22. No choque, o avião foi destruído.
O piloto, Hugo Ricardo Porfírio, de 39 anos, morreu no local. Ele era casado, deixando esposa e três filhos menores. Hugo morava em Campo Novo do Parecis.

Pelas primeiras informações, o piloto voava para Tangará da Serra, quando houve o acidente, momentos depois da decolagem.

O Corpo de Bombeiros de Campo Novo foi acionado por volta das 07:25 da manhã (11:25Z) para atender a emergência. SAMU e Polícia Militar também foram destacadas para atender o acidente.

A propriedade em que o avião caiu ficaria no km 966 da BR-364 (que passa por Campo Novo do Parecis), próxima da MT-170 (rodovia estadual a partir da BR-364, para interligação Campo Novo do Parecis e Brasnorte, a cerca de 55 MN de Campo Novo do Parecis e e de 40 MN de Brasnorte, próxima do trevo que dá acesso a Brasnorte). Nesta área existem as seguintes pistas-fazenda mais próximas do entrocamento BR-364/MT-170:
–  Fazenda Adelaide (SJKB), em Brasnorte, a cerca de 17 MN ao sul do entrocamento BR-364/MT-170: em elevação de 1.539 pés, com pista 18/36 de 18 x 1.000 m., de cascalho, com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg, para operação VFR diurna.
–  Fazenda Brasnorte (SD6U), em Brasnorte, a cerca de 9 MN ao norte do entrocamento BR-364/MT-170: em elevação de 1.447 pés, com pista 18/36 de 20 x 1.200 m., de terra, com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg, para operação VFR diurna.
–  Fazenda São Gabriel (SWGU), em Brasnorte, a cerca de 13 MN ao norte do entrocamento BR-364/MT-170: em elevação de 1.391 pés, com pista 15/33 de 18 x 900 m., de cascalho, com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg, para operação VFR diurna.
–  Fazenda São Gabriel 2 (SD3O), em Brasnorte, a cerca de 19 MN ao norte do entrocamento BR-364/MT-170: em elevação de 1.434 pés, com pista 16/34 de 18 x 1.200 m., de terra, com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg, para operação VFR diurna.
–  Fazenda Gravari (SD66), em Brasnorte, a cerca de 22 MN ao norte do entrocamento BR-364/MT-170: em elevação de 1.014 pés, com pista 01/19 de 30 x 1.410 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 9, para operação VFR diurna/noturna.

A região está na FIR Amazônica (CINDACTA-IV).

Atualização: o CENIPA listou a ocorrência no Painel SIPAER, como acidente classificado no tipo IMC não-intencional (UIMC) e Perda de Controle em Vôo (LoC-I), no horário de 10:20Z (06:20LT), do avião Air Tractor AT-502A (AT5T) de matrícula PP-IRC.

Conforme súmula factual inicial, o avião decolou da APUA – Área de Pouso para Uso Aeroagrícola da Fazenda Floresta, no município de Brasnorte, por volta das 10:15Z (06:15LT), com destino da Fazenda Pitanga (ZZZZ), no município de Tangará da Serra, no MT, em vôo de traslado, com tripulante a bordo.

Na região da APUA, o Nascer do Sol (pelo horário oficial) no dia 22 foi às 09:25Z (05:25LT), ie, cerca de 50 minutos precedentes da partida do avião.

Durante a subida, sob condições meteorológicas adversas, ocorreu a perda do controle da aeronave, com a mesma vindo a colidir contra o solo na sequência. A aeronave foi destruída, o piloto faleceu.

O avião foi liberado para o operador no tocante da investigação aeronáutica (pelo CENIPA). Os trabalhos do CENIPA na investigação do acidente estão em andamento.

O avião Air Tractor AT-502A (AT5T) de matrícula PP-IRC, registro de produção sn 502A-3112 e fabricação 2017, pertence à Air Tractor Inc. e era operado por Pessoa Física, por meio de alienação fiduciária, estando registrado na categoria do transporte privado. O avião (pouso convencional – motorização turboélice) era aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 3.629 kg, para vôo VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro de 2021, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até setembro de 2023.

O município de Tangará da Serra (no centro) dista 150 MN a SE-S do município de Brasnorte (centro).