Air Tractor AT-402B colide na corrida de decolagem numa APUA na região de Altair/SP contra veículo que ingressou na faixa de operação, em 06.12.21


No dia 06 (de novembro), o avião Air Tractor AT-402B de prefixo PR-MGI (registro de produção sn 402B-1427, ano de fabricação 2019), operado pela PACHU Aviação Agrícola Ltda., decolaria da APUA – Área de Pouso para Uso Aeroagrícola (ZZZZ) “Ponte Alta”, próxima a Altair/SP (225 MN a NW de São Paulo/SBMT, entre São José do Rio Preto – 26 MN a NE – e Barretos – 26 MN a oeste), para vôo local de aplicação de defensivo agrícola, com um tripulante a bordo. Durante a corrida de decolagem, às 11:10Z (08:10LT), um automóvel adentrou a área/faixa de decolagem/pouso, e acabou correndo a colisão entre a asa esquerda da aeronave e o automóvel; a aeronave saiu da área pela lateral esquerda. A aeronave teve danos substanciais, restritos à asa esquerda.O piloto da aeronave e o condutor do automóvel saíram ilesos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de “excursão de pista”/”incursão de pista”. No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.

O avião é registrado na categoria do transporte público/Serviço Aéreo Especializado (SAE)-Aeroagrícola. É aprovado para apenas piloto e MTOW de 3.175 kg. A PACHU é operadora do avião via alienação fiduciária. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2019, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está valido até outubro de 2022.

O Air Tractor AT-402B é um monomotor turboélice com motorização P&W PT6A-15AG (de 680 SHP, a 2.200 RPM) equipada com hélice Hartzell HC-B3TN-3D/T10282N+4. Nas dimensões, tem asa com envergadura de 51 pés (15,54 m.), com área alar de 28,45 m².