Air Tractor AT-402B se acidenta em queda livre vertical na posição invertido em Chapadão do Sul, no MS, em 08.02.22


Neste sábado dia 05, por volta de 12:00LT (16:00Z), o avião agrícola Air Tractor AT-402B de prefixo PR-JPY (registro de produção sn 402B-1350, ano de fabricação 2016) acidentou-se caindo em um campo de milho (milharal) na fazenda Gávea, no município de Chapadão do Sul, no MS, a 155 MN a NE de Campo Grande.

O avião restou “capotado”, sofrendo danos extensos. O piloto – identificado como Militão Macedo Neto – faleceu no local. Militão era nascido em Caçapava do Sul, no RS, e deixa uma filha.
Fonte: g1

Vídeo de câmera de vigilância da pista (de terra) de uma fazenda registrou a queda do avião – numa impressionante cena de queda em trajetória vertical, com tempo bom:
https://streamable.com/mgyyfl

O acidente está sendo tratado pela delegacia na cidade, mas a apuração do fato será conduzida pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), com quadro de competência técnica para investigação de acidentes na aviação.

O avião é o Air Tractor AT-402B (AT3T) de prefixo PR-JPY (registro de produção sn 402B-1350, ano de fabricação 2016), operado por Pessoa Física, em alienação fiduciária, com último registro de compra transferência em junho de 2017, registrado na categoria do transporte privado. O avião de motorização turboélice e trem de pouso convencional era aprovado para MTOW de 3.175 kg para operação sem passageiro e VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2016 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até agosto de 2022.

O município de Chapadão do Sul, no MS, a 155 MN a NE de Campo Grande (MS), e a 110 MN a SW de Rio Verde (GO) fica no bordo sul do conjunto Serra do Caiapó e Serra do Mel, já em área de alta elevação (de 3.400 pés pela carta WAC); está na área de jurisdição do CINDACTA-I (FIR Brasília/SBBS), com a o limite da FIR Curitiba/SBCW (CINDACTA-II) a 13 MN a oeste.

Conforme cadastro aeroportuário, no município são nove aeródromos inscritos, sendo oito aeródromos (AD) privados:
– AD público Chapadão do Sul (SSCD) – em elevação de 2.680 pés, com pista (05/23) de 30 x 2.000 m., de asfalto, com resistência PCN 30, para operação VFR diurna/noturna. Dista cerca de 8 MN a SE do centro urbano.
– Fazenda Júlio Martins (SSJM) – em elevação de 2.621 pés, com pista (05/23) de 23 x 1.500 m., de cascalho, resistência de piso para aeronave com até 5.600 kg, a 1 MN a SW (RM 235º) de SSCD.
– Fazendas Reunidas Schlatter (SSLW) – em elevação de 2.667 pés, com pista (13/31) de 25 x 900 m., de cascalho, resistência de piso para aeronave com até 5.600 kg, a 6,5 MN a NW (RM 306º) de SSCD.
– Tenoar (SDRV) – em elevação de 2.694 pés, com pista (03/21) de 20 x 1.000 m., de cascalho, resistência de piso para aeronave com até 5.000 kg, a 12,5 MN a NW (RM 315º) de SSCD.
– Fazenda Pantanal (SSCA) – em elevação de 2.657 pés, com pista (08/26) de 23 x 1.200 m., de grama, com resistência de piso para aeronave com até 5.600 kg, a 9 MN a NW (RM 333º) de SSCD.
– Fazendas Reunidas Indaiá (SSYV) – em elevação de 2.792 pés, com pista (03/21) de 18 x 1.000 m., de cascalho, resistência de piso para aeronave com até 5.700 kg, a 25 MN a NW (RM 312º) de SSCD – na área de jurisdição do CINDACTA-I (FIR Brasília/SBBS).
– Fazenda Bandeirantes (SBOF) – em elevação de 1.752 pés, com pista (04/22) de 23 x 1.150 m., de terra, com resistência de piso para aeronave com até 5.600 kg, a 37 MN a sul (RM 205º) de SSCD – na área de jurisdição do CINDACTA-II (FIR Curitiba/SBCW).
– Fazenda Mimoso (SIFM) – em elevação de 2.047 pés, com pista (12/30) de 18 x 800 m., de terra, com resistência de piso para aeronave com até 5.600, a 30 MN a SW (RM 265º) de SSCD – na área de jurisdição do CINDACTA-II (FIR Curitiba/SBCW).
– Fazenda Ribeirão (SSAD) – em elevação de 2.736 pés, com pista (11/29) de 23 x 1.800 m., asfaltada, com resistência PCN 13, a 25 MN a NW (RM 300º) de SSCD – na área de jurisdição do CINDACTA-II (FIR Curitiba/SBCW).

Imagens por satélite sugerem que a pista de fazenda cuja câmera de vigilância captou o acidente pode se tratar ou da Fazendas Reunidas Schlatter (SSLW), a 2.667 pés, ou da Fazenda Pantanal (SSCA), a 2.657 pés.

Atualização [em 23/03/2022]: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de perda de controle em vôo (LoC-I), durante aproximação final. No tocante à investigação aeronáutica, o avião foi retido para perícia e coleta de dados.

Pela súmula factual inicial, o avião decolou da área de pouso para uso aeroagrícola (APUA) da Fazenda Santo Antonio (ZZZZ), em Paraíso das Águas/MS, a fim de realizar um traslado operacional para o Aeródromo Tenoar (SDRV), em Chapadão do Sul/MS, com um piloto a bordo. Antes do pouso, a aeronave realizou uma passagem baixa sobre a pista, e na sequência houve a perda de controle em vôo e colisão contra o solo, no horário de 16:30Z (12:30LT).

O avião teve danos substanciais e o piloto faleceu.

O aeródromo privado Tenoar (SDRV) está em elevação de 2.694 pés, com pista (03/21) de 20 x 1.000 m., de cascalho, resistência de piso para aeronave com até 5.000 kg, localizado a 12,5 MN a NW (RM 315º) do aeródromo público Chapadão do Sul (SSCD) – em elevação de 2.680 pés, e a cerca de 6 MN a NW de Fazendas Reunidas Schlatter (SSLW), a 2.667 pés, e a cerca de 5 MN a SW-W da Fazenda Pantanal (SSCA), a 2.657 pés.