Air Tractor AT-502A se acidenta em Vera (entre Sorriso e Sinop), no MT, matando piloto, em 23.11.22
Fonte: Só Notícias – 18/11/2022
No dia 18 (sexta), o monomotor Air Tractor AT-502A de matrícula PP-OBL (registro de produção sn 502A-3223), acidentou-se colidindo com terreno em área de mata em ponto entre Sorriso e Sinop, no MT, nas proximidades do entroncamento da BR-163 com a MT-225. O acidente ocorreu dentro do território do município de Vera. O avião restou “capotado”, com danos substanciais.
O piloto, identificado como Roberto Candido de Souza, de 42 anos, faleceu no local.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave Air Tractor 502 caiu numa fazenda, com um tripulante a bordo, que ficou preso aos destroços. Rapidamente guarnições deslocaram-se até o local indicado e constataram a queda do avião em mata fechada a aproximadamente 200 m. de uma plantação de soja. Utilizando técnicas de salvamento e com o uso de equipamento desencarcerador, os militares realizaram a retirada do corpo do piloto dos destroços.
Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de Perda de controle em vôo (LoC-I) e operação à baixa altura (LALT). Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão em curso, o avião tendo sido retido para avaliações.
Conforme súmula factual inicial (caráter preliminar), o avião decolou da área de pouso para uso aeroagrícola (APUA) da Fazenda Araçatuba, no município de Vera, no MT, por volta das 18:00Z (14:00LT) do dia 18, para um vôo de aplicação de defensivos com tripulante a bordo. Durante curva de reversão para finalizar a aplicação, o piloto perdeu o controle e o avião colidiu contra o solo em região de mata fechada. O avião teve danos substanciais, o piloto faleceu.
O monomotor Air Tractor AT-502A (AT5T) de matrícula PP-OBL (registro de produção sn 502A-3223, fabricação 2019) tem operador Pessoa Física, em alienação fiduciária (com a fabricante, a proprietária), estando registrado na categoria do transporte privado. O avião (trem de pouso convencional motorização turboélice) é aprovado para MTOW de 3.629 kg e operação sem passageiro, em vôo VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até janeiro de 2023.
O município de Vera, no MT, dista 23 MN a NE de Sorriso (SBSO), em altitude de 1.266 pés, e 30 MN a SE de Sinop (SBSI), à altitude de 1.227 MN.
Boletins METAR para os aeroportos de Sorriso (SBSI), ao sul, e de Sinop (SBSI), ao norte, revelam para o período de 15:00Z (11:00LT) e 20:00Z (16:00LT), que os aeródromos tinham tempo bom, com vento fraco com visibilidade “ilimitada” de 10 km ou superior, céu com primeira camada com nuvens com base (média) de 2.250 pés, com poucas nuvens em Sorriso e nuvens esparsas em Sinop, e com segunda camada de céu nublado com Teto de 8.000 pés em Sorriso e nuvens esparsas com base a 3.500 pés em Sinop; a temperatura era de 27ºC e pressão atmosférica de 1.009 hPa.
METAR SBSI 181500Z 30014KT 9999 SCT021 SCT030 26/25 Q1013=
METAR SBSO 181500Z 33005KT 9999 FEW020 BKN080 27/25 Q1013=
METAR SBSI 181600Z 28013KT 9999 FEW025 SCT030 26/25 Q1013=
METAR SBSO 181600Z 03006KT 9999 SCT020 BKN080 27/25 Q1013=
METAR SBSI 181700Z 26009KT 9999 FEW025 SCT030 27/25 Q1011=
METAR SBSO 181700Z 33008KT 9999 SCT020 BKN080 27/25 Q1011=
METAR SBSI 181800Z 18007KT 9999 FEW025 SCT035 27/25 Q1009=
METAR SBSO 181800Z 31006KT 9999 SCT020 BKN080 27/24 Q1010=
METAR SBSI para 1900Z – não localizada na base de dados da REDEMET
METAR SBSO 181900Z 28005KT 9999 FEW020 BKN080 27/25 Q1009=
METAR SBSI para 2000Z – não localizada na base de dados da REDEMET
METAR SBSO 182000Z 28003KT 9999 FEW020 BKN080 27/25 Q1009=