Air Tractor AT-602 cai em “raso” na decolagem em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da BA, matando piloto, em 22.01.21


Fonte: g1 – 20/01/2022
Um avião agrícola Air Tractor caiu na tarde desta quinta (20) em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia (440 MN a oeste de Salvador/SBSV e 48 MN de Barreiras). O acidente aconteceu às margens da BR-242, no setor industrial de Luís Eduardo Magalhães, próximo a uma empresa de alimentos.
O avião foi destruído no choque com terreno. Segundo informações do delegado Joaquim Rodrigues, que esteve no local, o piloto morreu no local do acidente.

O piloto foi identificado como Bruno Gomes de Oliveira, de 35 anos.

Informações iniciais apontam que o piloto deixou o aeródromo da cidade para fazer um vôo de teste após a aeronave passar por manutenção. Conforme o delegado Rodrigues, a aeronave decolou e ao fazer uma manobra de retorno, perdeu altura e bateu em uma fiação elétrica, por volta de 17:40LT (20:40Z).

O avião é o Air Tractor AT-602 de prefixo PS-RAF (registro de produção sn 602-1326, ano de fabricação 2021), operado por Pessoa Física, em alienação fiduciária, registrado na categoria do transporte privado. O avião de motorização turboélice e trem de pouso convencional era aprovado para MTOW de 5.670 kg. para operação sem passageiro e VFR noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até dezembro de 2022.

Luís Eduardo Magalhães é atendida pelos aeródromos privado “Luís Eduardo Magalhães” (SWNB), aprovado para vôos VFR diurno e noturno, com pista (10/28) de 30 x 2.000 m. de asfalto (PCN 12), em elevação de 2529 pés, a 6 MN a NE-E do centro, e privado (operado pelo Gov. da BA) “Mimoso do Oeste” (SSQZ), aprovado para vôo VFR diurno, com pista (10/28) de 28 x 1.300 m. de asfalto (PCN 10), em elevação de 2553 pés, a 5,5 MN a W do centro. Adicionalmente, outros oito aeródromos (de fazendas) na localidade de LEM estão inscritos no cadastro aeroportuário.

Tanto o aeródromo “Luís Eduardo Magalhães” (SWNB) como AD “Mimoso do Oeste” (SSQZ) localizam-se às margens da BR-242, como o “Mimoso do Oeste” (SSQZ) tendo vizinhança de área de pólo industrial/empresarial, sugerindo que o avião decolou deste.

Atualização: o acidente está listado no painel SIPAER, do CENIPA, classificado como evento de perde de controle em vôo (LoC-I).

Segundo súmula de reporte factual inicial, o agrícola Air Tractor decolou do aeródromo de Mimoso do Oeste (SSQZ), às 17:32Z (14:32LT), com destino da Área de Pouso para Uso Aeroagrícola (APUA) da Fazenda Ipiranga, em São Desidério, na BA, em um vôo de traslado, com apenas o piloto a bordo. O piloto realizou uma “decolagem rasante” e, ao cruzar a cabeceira oposta, a aeronave foi colocada em atitude de subida acentuada. Após atingir cerca de 150 m. (500 pés) de altura, a aeronave guinou à direita e iniciou uma descida descontrolada, batendo em uma rede de alta tensão antes colidir contra o solo. A aeronave parou no dorso, a aproximadamente 400 m. da cabeceira 10 do aeródromo de Mimoso do Oeste (SSQZ).

O avião foi destruído e o piloto teve lesão fatal.

O avião foi retido para a investigação aeronáutica do acidente.