Airbus A330 da RAF conclui vôo somente com combustível sustentável (SAF), em 22.11.22


A RAF – Royal Air Force (Força Aérea Real, do Reino Unido) e a Airbus concluíram o primeiro vôo mundial com combustível 100% sustentável (SAF) por uma aeronave militar de serviço ativo. O vôo também foi o primeiro vôo 100% SAF de qualquer tipo de aeronave realizado no espaço aéreo do Reino Unido.

O vôo viu uma variante militar do Airbus A330, o “Voyager”, da RAF, decolar da base aérea da RAF Brize Norton, em Oxfordshire, na Inglaterra, operando ambos os motores com combustível derivado de óleos residuais e matérias-primas sustentáveis.

O vôo de 90 minutos levou o A330 Voyager da base Brize Norton para replicar uma missão aérea de reabastecimento no ar padrão, demonstrando capacidades para o pessoal sênior da RAF a bordo para a missão.

As patentes da RAF vêem promessa na tecnologia como muitos outros na mesma linha de trabalho, principalmente considerando o feedback recebido do piloto de teste e comandante do vôo, Jesus Ruiz.

“Do ponto de vista da tripulação, a operação SAF foi transparente, o que significa que nenhuma diferença foi observada operacionalmente. O Plano de Teste foi exaustivo e robusto e nos permitiu comparar o SAF com o JET-1 culminando em um vôo sem uma única gota de combustível fóssil. O trabalho em equipe foi um dos principais contribuintes, harmonizando a experiência da Airbus, Rolls-Royce e RAF. Sentimo-nos muito orgulhosos de ser uma pequena parte deste grande passo para a aviação sustentável”, registrou informação-divulgação da RAF.

O esforço conjunto envolveu o apoio da RAF, da agência de equipamentos e suporte de defesa do Ministério da Defesa, da empresa britânica de leasing de aeronaves AirTanker, de fabricantes da indústria, da Airbus e Rolls-Royce.

O combustível utilizado no teste foi fornecido pela Air bp, derivado principalmente de óleo de cozinha usado. O combustível resultante reduz as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80% quando comparado ao combustível virgem tradicional, permitindo maior independência energética para as ilhas britânicas e reduzindo o desperdício em todo o país.

Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space, apóia o esforço como um esforço generalizado da indústria para pressionar pela descarbonização. “Fiel ao nosso propósito de aeroespaço pioneiro, temos o prazer de apoiar a RAF neste vôo de teste de combustível sustentável. Parabenizo nosso cliente do Reino Unido por esta conquista, que ajuda a preparar o caminho para uma redução sustentável das emissões de carbono de nossas frotas de aeronaves militares. Os engenheiros da Airbus fizeram uma contribuição significativa para esta missão da RAF, fornecendo experiência no terreno nas últimas semanas e garantindo as licenças de voo militares necessárias do MoD”, disse Schoellhorn. [EL] – c/ fontes