Airbus anuncia venda de um ACJ-220 para cliente do EUA, com acabamento/finalização de interior da Comlux, em 14.10.21


A Airbus Corporate Jets (ACJ) anunciou a venda de seu jato executivo mais novo e avançado, o ACJ-220 – ACJ TwoTwenty, a um cliente não divulgado do EUA. Depois de produzido, o avião será entregue em estado “verde” – sem acabamento – à empresa parceira Comlux, montadora exclusiva da cabine das primeiras 15 aeronaves ACJTwoTwenty.

A Comlux se orgulha de ser o que denomina de mais do que um simples centro de finalização/acabamento ou operadora, mas também um estúdio de design. Sua parceria com a Airbus como a cliente-lançadora no programa ACJ-220 permitiu-lhes total liberdade na criação de uma série de layouts de interiores e mobiliário de cabine.

Na exposição/convenção anual NBAA-BACE 2021, Richard Gaona, presidente executivo e CEO da Comlux, apresentou uma série de configurações de cabine, opções de design, ambientes e móveis criados por sua empresa.

Com uma posição invejável de trabalhar algo novo (“limpo”), a Comlux foi capaz de criar uma série de recursos raramente vistos em aeronaves de classes semelhantes. Com as 6 áreas de estar do AJC TwoTwenty, a Comlux foi capaz de criar mais de 100 variações no layout da cabine, incluindo uma edição especial da cabine oferecida através da colaboração com o designer, pintor e grafiteiro francês Cyril Kongo.

Com a previsão de concluir a certificação no início de 2023, o MoU (Memorando de Entendimento) assinado com o primeiro cliente do EUA é um marco importante no desenvolvimento da aeronave.

O ACJ TwoTwenty é jato corporativo derivado do A220 do transporte comercial, que visa um nicho definido como de segmento de mercado “Xtra Large Bizjet” – jato executivo de cabine extra-larga -, combinando um interior para 19 passageiros e um alcance de mais de 5.600 MN. A Airbus apregoa a eficiência do tamanho de seu projeto, mostrando aos participantes exemplos da área de estacionamento e raio de táxi ao lado de aeronaves concorrentes. A categoria de cabine extra-larga oferece 3 vezes o espaço da cabine de um design tradicional, segundo a Airbus. A fabricante francesa registra que mais novidades do programa ACJ-220 estão por vir, à medida que a produção e o processo de certificação continuam. [EL] – c/ fontes