Airbus, Dassault Aviation, Safran e Onera, com Gov. francês, operam vôo de A319NEO com um motor alimentado com 100% SAF, em programa para aviação de combustível sustentável, em 01.11.12


A Airbus, a Dassault Aviation, a Safran, a Onera e o Ministério dos Transportes da França lançaram o primeiro estudo em vôo de uma aeronave transportadora de corredor único operando com combustível de aviação sustentável (SAF) não-misturado, divulgou a Airbus na sexta dia 20.

O estudo visa promover a implantação em larga escala e uso de SAF e certificação de combustível 100% SAF para uso em aeronaves comerciais de corredor único e jatos executivos de nova geração.

Durante o teste de vôo sobre a região de Toulouse, na França, na quinta dia 28, um motor CFM LEAP-1A de uma aeronave de teste da Airbus A319NEO operou com combustível 100% SAF.

As empresas-parceiras esperam resultados iniciais dos testes de solo e de vôo no próximo ano.

A TotalEnergies, sediada em Paris, forneceu o SAF não-misturado, produzido fora de Le Harve, na França, a partir de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados ​(HEFA – Hydro-processed Esters and Fatty Acids) que consistem principalmente em óleo de cozinha usado e outras gorduras residuais.

Cerca de 57 toneladas de SAF serão usadas em toda a campanha de teste. As parceiras também planejam usar combustível 100% SAF para estudos de compatibilidade e operabilidade do motor que estão programados para começar em 2022 no motor da Safran Helicopters Arrano no Airbus Helicopters H160.

A Airbus, em colaboração com o centro de pesquisa alemão DLR, é responsável por caracterizar e analisar o efeito de SAF 100% nas emissões em solo e em vôo.

A Safran concentra-se em estudos de compatibilidade relacionados ao sistema de combustível e adaptação de motor para aeronaves comerciais e helicópteros e sua otimização para vários tipos de SAF. A empresa de motores realizará testes de solo do motor CFM LEAP com SAF 100% em suas instalações de Villaroche ainda neste ano para completar a análise.

A Onera apóia a Airbus e a Safran na análise da compatibilidade do combustível com os sistemas da aeronave e se encarregou de preparar, analisar e interpretar os resultados dos testes para o impacto do combustível SAF “puro” (100% SAF) nas emissões e formação de esteiras de condensação (contrails).

A Dassault Aviation está contribuindo para os estudos de compatibilidade de materiais e equipamentos e verificando 100% da suscetibilidade à biocontaminação SAF.

O estudo – conhecido como VOLCAN (VOL avec Carburants Alternatifs Nouveaux) – se beneficia do financiamento fornecido pela parte do plano de recuperação France Relance (Relançamento da França) dedicado à descarbonização da aviação e implementado pela DGAC (autoridade de aviação civil francesa) sob a supervisão de Jean-Baptiste Djebbari, o ministro dos transportes da França. [EL] – c/ fontes