Airbus e Toshiba anunciam parceria de cooperação e compartilhamento tecnologias supercondutoras para futuras aeronaves movidas a hidrogênio, em 21.10.24


No dia 16, a Airbus divulgou que a sua subsidiária integral Airbus UpNext e a Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation, ‘braço’ de energia do Toshiba Group, irão “cooperar e mutualizar” (compartilhar) experiências em tecnologias supercondutoras para futuras aeronaves movidas a hidrogênio. As duas parceiras pretendem desenvolver em conjunto um motor supercondutor de dois megawatts (2 MW).
Na busca pela descarbonização da indústria da aviação, as aeronaves movidas a hidrogênio são uma das soluções promissoras para atingir a emissão líquida zero até 2050. As tecnologias supercondutoras oferecem uma vantagem única para essas aeronaves, usando hidrogênio líquido de -253°C como combustível, mas também para resfriar com eficiência os sistemas de propulsão elétrica. A tecnologia criogênica pode permitir uma transmissão de energia quase inalterada dentro dos sistemas elétricos da aeronave, melhorando significativamente sua eficiência energética e desempenho.

Nos últimos 10 anos, a Airbus fez esforços para reduzir o risco de tecnologias supercondutoras. Recentemente, no início do ano, a Airbus UpNext lançou o Cryoprop, um programa demonstrador de tecnologia para testar um sistema de propulsão elétrica supercondutor de classe de 2 MW – com uso de hidrogênio líquido para simultaneamente abastecer e resfriar um sistema de propulsão elétrica supercondutor de 2 2 MW. O hidrogênio líquido resfriará o sistema de propulsão por meio de um circuito de recirculação de hélio. O mesmo hidrogênio líquido pode ser usado como fonte de combustível em aeronaves elétricas a hidrogênio movidas por células de combustível de hidrogênio.

Os supercondutores permitem que a corrente elétrica flua com resistência zero quando resfriados abaixo de uma temperatura crítica de apenas alguns graus acima do zero absoluto (“Zero Kelvin”), equivalente a -273°C, que equivale. Em motores elétricos convencionais, o hardware apresenta uma resistência elétrica inerente que faz com que parte da energia seja perdida na forma de calor. Sem essa resistência, os motores supercondutores são muito mais eficientes na conversão de eletricidade em energia mecânica.

A Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation, o ‘braço’ de energia do Toshiba Group, estuda supercondutores conduzindo pesquisas e desenvolvimento de aplicações de tecnologia supercondutora por quase meio século e lançou seu próprio protótipo de motor supercondutor de classe de 2 MW para aplicações de mobilidade em junho de 2022.

O Airbus Tech Hub Japan (hub tecnológico Airbus-Japão) foi anunciado em maio de 2024. Esta iniciativa foi projetada para desenvolver parcerias no país para avançar a pesquisa, tecnologia e inovação na indústria aeroespacial e ultrapassar limites para se preparar para a próxima geração de aeronaves. A parceria entre a Toshiba e a Airbus é a primeira conquista dessa ambição no Japão.

O acordo Airbus-Toshiba foi assinado em Tóquio (Japão), por ocasião da feira aeroespacial Japan Aerospace Exhibition 2024, na semana passada, por Grzegorz Ombach, vice-presidente sênior da Airbus e chefe de R&T (pesquisa e teste) disruptivo, e Tsutomu Takeuchi, diretor corporativo da Toshiba, responsável pelos negócios de sistemas de energia e diretor da Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation.

Ombach e Takeuchi estavam acompanhados por Ludovic Ybanez, chefe da Airbus-Airbus UpNext do demonstrador Cryoprop e tecnologia criogênica, e Kensuke Suzuki, chefe de nova tecnologia, divisão de sistemas de energia da Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation.

“A parceria com a Toshiba apresenta uma oportunidade única de ir além das limitações dos motores elétricos supercondutores parciais e convencionais de hoje. Por meio dessa colaboração, pretendemos fornecer uma tecnologia inovadora que pode desbloquear novas possibilidades de design, em particular para as futuras aeronaves movidas a hidrogênio da Airbus. Esta parceria representa um passo natural e essencial no avanço da tecnologia de motores supercondutores para atender às necessidades da indústria aeroespacial”, disse Grzegorz Ombach, vice-presidente sênior da Airbus e chefe de R&T (pesquisa e teste) disruptivo.

“A expertise da Toshiba em tecnologia supercondutora para alto fluxo de corrente, tecnologia de acionamento de motor para controle preciso de corrente e tecnologia avançada de maquinário rotativo para operação estável e de alta velocidade, forma uma base sólida para esta parceria. Ambos reconhecemos o tremendo potencial das tecnologias supercondutoras em moldar o futuro das aeronaves e impulsionar a descarbonização da indústria da aviação. Estamos confiantes de que nossa colaboração com a Airbus desempenhará um papel fundamental no avanço das tecnologias de próxima geração para o setor aeroespacial”, disse Tsutomu Takeuchi, diretor corporativo da Toshiba, responsável pelos negócios de sistemas de energia e diretor da Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation (corporação de soluções e sistemas de energia da Toshiba). [EL]