Airbus fecha parceria com a LanzaJet para SAF a base de etanol – baseado em tecnologia de álcool ATJ – Alcohol-to-Jet, em 07.07.23


Nesta segunda dia 03, foi divulgada a assinatura de um Memorando de Entedimento (MoU – Memorandum of Understanding) entre a Airbus e a LanzaJet para um acordo que resultará na produção de suprimento SAF usando a “tecnologia líder, comprovada de propriedade da LanzaJet ATJ – Alcohol-to-Jet (ATJ)”.

A Airbus divulgou o memorando acelerará a certificação e a adoção do SAF 100% de utilização e aproveitamento na troca “pura” (drop-in), permitindo maior produção e menores emissões de carbono de fontes de aviação em todo o mundo. A tecnologia ATJ usa etanol com baixo teor de carbono como matéria-prima inicial para a síntese, reduzindo as emissões gerais de gases em mais de 70% em relação aos combustíveis tradicionais fósseis (derivados do refino de petróleo) para aviação. O SAF derivado do ATJ é “um combustível drop-in aprovado compatível com aeronaves e infraestrutura existentes”, divulga a Airbus.

Construir a capacidade da empresa de gerar SAF adicional é vital para aumentar a produção nesta fase do “jogo”, quando a tecnologia é nova e instalações de produção são poucas. Com mais abordagens para a síntese de SAF testadas umas contra as outras, a indústria pode determinar exatamente quais rotas são as mais produtivas antes de apostar tudo na produção em massa.

“Estamos muito satisfeitos em aumentar nossa parceria com a LanzaJet, uma empresa líder no ecossistema de produção SAF. Na Airbus, estamos comprometidos em apoiar o SAF como uma importante alavanca na redução das emissões de CO2 no roteiro de descarbonização”, disse Julie Kitcher, a EVP (Executive vicepresident, ou vice-presidente executiva) de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Airbus. “Com a LanzaJet como parceira confiável, podemos apoiar a aceleração do caminho de produção SAF de álcool para jato e em escala. Essa colaboração também explorará desenvolvimentos tecnológicos para permitir que aeronaves Airbus sejam capazes de voar até 100% SAF antes do final da década”, acrescentou Kitcher.

“O SAF é a melhor solução de curto prazo para reduzir as emissões da aviação e esta colaboração entre a LanzaJet e a Airbus é um passo importante na luta contra as mudanças climáticas e permite a transição energética global”, disse Jimmy Samartzis, CEO da LanzaJet. “Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho com a Airbus e aumentar ainda mais nosso impacto conjunto em todo o mundo”, completou Samartzis. [EL] – c/ fonte