Airbus implantará centro de desenvolvimento tecnológico de nova fontes como hidrogênio como combustível no programa “Emissão Zero” em Filton, na Inglaterrra, em 28.05.22


A Airbus divulgou, nesta quarta dia 25, que abrirá o que designa ZDEC – “Zero Emission Development Center” (centro de desenvolvimento do programa Emissão Zero), implantado em Filton, no Reino Unido, para avançar tecnologias como um sistema de combustível criogênico econômico para seus aviões movidos a hidrogênio ZeroE, ora em desenvolvimento.

O ZEDC de Filton se beneficiará do recente compromisso do governo do Reino Unido de garantir £ 685 milhões de financiamento ao Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ATI – Aerospace Technology Institute) nos próximos três anos para apoiar o desenvolvimento de aeronaves de carbono zero e baixa emissão.

Os engenheiros do programa ZeroE, da Airbus, já começaram e seguem no desenvolvimento de uma aeronave de classe de fuselagem estreita, movida a hidrogênio, programada para entrar em serviço em 2035.

“Estabelecer o ZEDC no Reino Unido expande as capacidades industriais internas da Airbus para projetar, desenvolver, testar e fabricar tanques de armazenamento de hidrogênio criogênico e sistemas relacionados para o projeto ZeroE nos quatro países de origem da Airbus”, disse Sabine Klauke, diretora de tecnologia da Airbus. “Isso, juntamente com nossa parceria com a ATI, nos permitirá alavancar nossos respectivos conhecimentos para perceber o potencial da tecnologia de hidrogênio para apoiar a descarbonização da indústria da aviação”, completou Klauke.

A Airbus informou que o desenvolvimento de tecnologia no ZEDC do Reino Unido já começou e cobrirá todos os produtos e recursos industriais, desde componentes até testes de todo o sistema e criogênicos. A fabricante francesa chama o desenvolvimento de sistemas de combustível de “uma das tecnologias mais complexas, cruciais para o desempenho de uma futura aeronave a hidrogênio”.

Os planos exigem a construção de um novo prédio adjacente às instalações de teste de combustível da Airbus, disse um porta-voz para mídia AIN. A Airbus espera empregar cerca de 50 profissionais na instalação nos estágios iniciais de seu desenvolvimento, até 2024.

O ZEDC complementa a “pegada” – a marca de presença – de pesquisa e tecnologia atualmente da Airbus no Reino Unido, juntamente com o trabalho em tanques de hidrogênio líquido criogênico agora em andamento nos ZEDC da Airbus já implantados em Stade, na Alemanha, e Madri/Espanha (tecnologias de estrutura composta) e em Nantes/França e Bremen/Alemanha (tecnologias estruturais metálicas).

A Airbus espera que todos os seus ZEDC estejam totalmente operacionais e prontos para testes em solo com o primeiro tanque de hidrogênio criogênico totalmente funcional no próximo ano. A Airbus planeja iniciar os testes de vôo dos tanques em 2026.

O lançamento do ZEDC do Reino Unido segue a abertura, em junho passado, em Filton, da instalação de pesquisa e teste AIRTeC, de investimento de £ 40 milhões, dedicada a asas, trem de pouso e sistemas de combustível e é financiada conjuntamente pela ATI e Airbus. [EL] – c/ fontes