Airbus investe na produtora de SAF (baseado em etanol – ATJ) americana LanzaJet para aumentar a produção de combustível sustentável, em 01.08.24

A Airbus está investindo na LanzaJet, pioneira produtora de tecnologia de combustível de aviação sustentável (SAF), do Illinois (EUA), ressaltando a sua ambição de catalisar o desenvolvimento global de biocombustíveis ecologicamente corretos.

A LanzaJet e a Airbus não especificaram o valor do investimento, mas o CEO da LanzaJet, Jimmy Samartzis, considerou a contribuição da Airbus “importante” para o crescimento da empresa.

Este investimento apoiará o desenvolvimento de “caminhos” (processos) do tipo ATJ – alcohol-to-jet (álcool para jato), ou o processo pelo qual o álcool da biomassa é convertido em SAF – um passo importante necessário para produzir o combustível alternativo em escala. Também permitirá que a LanzaJet expanda sua capacidade e capacidade de escalar suas tecnologias proprietárias de etanol para SAF.

Os combustíveis de aviação sustentáveis ​​são uma das alavancas mais importantes disponíveis para descarbonizar a aviação, mas a sua produção ainda é limitada. Nossa parceria com a LanzaJet demonstra o compromisso da Airbus em trabalhar com os principais fornecedores de tecnologia de energia para explorar caminhos de produção inovadores e dar escala ao SAF”, disse Julie Kitcher, diretora de sustentabilidade da Airbus. “Esta importante parceria com a LanzaJet sublinha a importância de novas tecnologias e cruzamentos colaboração do setor para alcançar emissões líquidas zero de CO2 até 2050”, completou Kitcher.

“A LanzaJet desenvolveu intencionalmente um portfólio diversificado de investidores estratégicos composto por empresas líderes globais para garantir que tenhamos o ecossistema para dimensionar a indústria SAF”, disse Samartzis, CEO da LanzaJet. “Este importante investimento da Airbus apoia o crescimento da nossa empresa, permitindo à LanzaJet dar escala à produção e implantação de SAF para continuar a trabalhar no sentido de cumprir as metas de descarbonização da aviação e desenvolver uma indústria mais sustentável”, acrescentou Samartzis.

A tecnologia da LanzaJet utiliza etanol de baixo carbono para criar SAF que reduz as emissões de gases com efeito de estufa em mais de 70% em comparação com os combustíveis fósseis numa base de ciclo de vida. Pode diminuir ainda mais as emissões com um conjunto de tecnologias de redução de carbono. O SAF produzido através da tecnologia ATJ da LanzaJet é um combustível drop-in (troca “pura”) aprovado, compatível com motores de aeronaves atuais e infraestrutura associada, divulga a produtora americana.

A LanzaJet está operando a primeira produção mundial em escala comercial de etanol para SAF em sua instalação Freedom Pines Fuels, em Soperton, na Georgia (EUA), inaugurada no início deste ano. A planta produzirá SAF e diesel renovável a partir de etanol sustentável e de baixo carbono e serve como um modelo para escalar a produção de SAF.

Vários Estados do nordeste americano – incluindo Nova Iorque e Nova Jersey – estão atualmente trabalhando nos seus próprios programas de incentivos fiscais que promoveriam ainda mais o mercado de SAF na região.

Com projetos abrangendo 25 países e cinco continentes, a LanzaJet está trabalhando para escalar a ATJ globalmente e fazendo parcerias com os principais intervenientes em toda a cadeia de valor de SAF. [EL] – c/ fonte