Airbus para iniciar os testes de vôo de seu futuro demonstrador de asa Xwing em um Cessna Citation VII para plataforma de desenvolvimento de tecnologias inovadoras de asa, incluindo a asa “morfina”, em 16.12.22


A Airbus espera iniciar os testes de vôo de seu futuro demonstrador de asa Xwing, numa plataforma de um jato Cessna Citation VII, no início do próximo ano.

O demonstrador integrará e voará com tecnologias inovadoras de asa em várias condições de vôo. Após esses testes, o jato será equipado com uma asa “morfina” (morphing wing) que deve ser testada em vôo em 2024, informou a Airbus na semana passada.

O trabalho na “asa de desempenho extra” (extra-performing wing) começou em setembro de 2021 e faz parte do programa Wing of Tomorrow (Asa do amanhã) da fabricante francesa. De acordo com a Airbus, a asa “morfina” (morphing wing) do demonstrador será compatível com qualquer solução de propulsão e configuração de aeronave e reduziria as emissões de dióxido de carbono, contribuindo para o roteiro de descarbonização da fabricante.

Semelhante a asa dos pássaros, a a asa “morfina” (morphing wing) será capaz de adaptar sua forma, envergadura e superfície para aumentar a eficiência do vôo. Várias tecnologias serão investigadas para permitir o controle ativo da asa, incluindo sensores de rajada, spoilers ou placas que são rapidamente desviadas perpendicularmente ao fluxo de ar, bordos de fuga multifuncionais que mudam dinamicamente a superfície da asa em vôo e uma articulação semi-aeroelástica.

O demonstrador está alocado e baseado na Airbus UpNext, uma subsidiária da Airbus criada para acelerar tecnologias futuras, construindo demonstradores em velocidade e escala para avaliar, amadurecer e validar “novos produtos e serviços em potencial que abrangem avanços tecnológicos radicais”, de acordo com a fabricante. [EL] – c/ fontes