Airbus se prepara para começar a testar APU de hidrogênio da H3 Dynamics em um A330, baseada em célula de combustível de hidrogênio para a potência não propulsiva necessária às aeronaves, em 20.05.24


A Airbus está prestes a receber uma unidade de energia auxiliar (APU) customizada pela H3 Dynamics (empresa sediada em Toulouse, na França) está a desenvolver para funcionar com uma célula de combustível de hidrogênio de 500 KW (0,5 MW). A Airbus planeja usar a unidade demonstradora para substituir uma APU convencional em modelos A330 de 400 assentos para vôos de teste. A expectativa é que a Airbus integre o APU de hidrogênio à aeronave nos próximos meses.

Em aviões convencionais, a APU é um motor suplementar que opera com combustível de aviação padrão (querosene de aviação) e facilita funções não propulsivas de aeronaves, incluindo ar condicionado e energia elétrica para sistemas embarcados.

O programa de testes anunciado na feira aeronáutica Paris Air Show de 2023, em junho, faz parte do trabalho da unidade de tecnologia Airbus UpNext em propulsão a hidrogênio. No âmbito do seu programa ZeroE (de emissão de carbono zero), a Airbus pretende colocar em serviço um avião comercial de 200 lugares movido a hidrogênio até 2035, com um alcance operacional de cerca de 200 MN.

A H3 Dynamics foi contratada pela Airbus UpNext para o fornecimento de uma célula de combustível aeronavegável customizada de 500 KW (0,5 MW) como parte de um demonstrador para substituir a unidade de energia auxiliar (APU) em uma aeronave Airbus.

Novos recursos de projeto e técnicas de integração contribuirão para o amadurecimento dos parâmetros operacionais e demonstrarão a operação estável de uma célula de combustível. O demonstrador para o programa da Airbus UpNext foi anunciado na Paris Airshow no ano passado.

A H3 Dynamics projetou a unidade APU para atender aos padrões aeroespaciais e também produziu uma unidade gêmea digital para apoiar os testes.

De acordo com a H3, uma APU, que suporta funções não propulsivas de aeronaves, como ar condicionado e energia elétrica da cabine, apresentam uma oportunidade inicial para reduzir as emissões de carbono através da implantação de energia a hidrogênio. A H3 está desenvolvendo uma gama de unidades de células de combustível de hidrogênio, com potências entre 50 KW e 2 MW para apoiar diversas necessidades de energia em vôo e em solo.
Ao contrário das aplicações de propulsão de potência principal que requerem vários megawatts de potência constante e, portanto, uma quantidade significativa de hidrogênio, soluções não propulsivas de menor potência apresentam uma oportunidade a curto prazo para apoiar a descarbonização das operações tanto em vôo como terrestre.

A H3 Dynamics agora fornece uma linha completa de soluções avançadas de hidrogênio em toda a aviação cadeia de valor: sistemas de células de combustível de 50 kW a 2MW que atendem à energia durante o vôo e em solo (em equipamento de aeroporto), para sistemas de produção de hidrogênio no local em escala multi-MW, permitindo a produção de “combustível eletrônico” e o início de hubs aeroportuários de hidrogênio.

A H3 Dynamics vem construindo sua capacidade de entrega em Toulouse, com planos para acelerar uma linha de produção dedicada para soluções de alto desempenho para o setor de aviação global na

Europa e região MENA (Middle East and North Africa – Oriente Médio  Norte da África). [EL] – c/ fonte