Airbus voa pela primeira vez o o ACJ-220, em 15.12.21


O primeiro Airbus ACJ TwoTwenty (ACJ-220, a variante corporativa do A220-100, ex-Bombardier CSeries-100) completou seu primeiro vôo nesta terça dia 14, no Aeroporto Internacional Mirabel, em Montreal (Canadá). Os pilotos de teste Christophe Marchand e Adam Mason estavam nos controles no vôo de 1,5 horas de duração, com apoio do engenheiro de teste de vôo Romuald Scheling.

A divisão de aeronaves Airbus Corporate Jets lançou o ACJ TwoTwenty em outubro de 2020.

A entrega da aeronave para a cliente de lançamento do programa, a Comlux, está prevista para as próximas semanas; o aparelho será então equipado com uma cabine VIP pela Comlux Completions, em Indianápolis (EUA), com entrada de serviço programada para o início de 2023. A Comlux é parceira exclusiva da Airbus para acabamentos para os primeiros 15 aparelhos ACJ TwoTwenty.

A Comlux ganhou os direitos exclusivos de finalização/acabamento dos 15 primeiros ACJ220 oferecendo uma gama de configurações de layout de cabine com toda a tecnologia e detalhes de luxo esperados de um ACJ. O TwoTwenty junta-se ao segmento de mercado que a Airbus denomina de jato executivo-corporativo “Xtra Large”, para completar sua linha ACJ320NEO e concorrer com o BBJ 737, da Boeing. Com o impulso da pandemia de 2020 para a aviação executiva em todo o mundo, é o momento certo para a Airbus entrar numa ‘corrida’ com uma competição acirrada.

A Airbus está classificando ACJ TwoTwenty como “uma nova proposta de valor para os compradores de aviação executiva” porque oferece um alcance de 5.650 MN (12 horas de autonomia), bem como três vezes o espaço interior, a mesma ocupação de hangar e um preço semelhante (cerca de US$ 72 milhões) a um jato executivo de longo alcance.

O ACJ TwoTwenty também possui seis áreas de estar VIP relativamente espaçosas de 130 pés quadrados (12 m²), em comparação com quatro no Bombardier Global 7500 e cinco no Gulfstream G700.  A liberdade de selecionar o layout interno pode resultar em vários níveis de opulência para a capacidade de até 18 passageiro – no acabamento de aeronave para o transporte comercial, a cabine de A220 pode acomodar até 133 passageiros, espaço que a variante ACJ troca por acomodações espaçosas e confortáveis. Os luxos opcionais incluem assentos-cama totalmente reclináveis, um bar completo, televisores 4K de 55 polegadas, uma mesa de jantar com 8 lugares, uma cama king-size e um banheiro privativo com um chuveiro com efeito de chuva totalmente hidráulico, tudo para melhorar a experiência de passageiros em um vôo longo.

A Airbus vendeu 200 jatos corporativos ACJ até agora, mas ainda não se sabe o quão popular o ACJ220 poderá tornar-se.

Uma vez que a Comlux conclua o acabamento da primeira aeronave ACJ220 para o mercado, o preço de venda do modelo, atualmente um mistério, poderá ser aferido.

A Airbus declarou que antecipou um preço para o TwoTwenty intermediário aos seus concorrentes, o G700 e o Global 7500, oferecendo aos clientes algumas trocas interessantes a serem feitas. Os jatos menores podem ter uma variedade maior de aeroportos menores para escolher ou, em alguns casos, maior alcance, maior velocidade ou melhor desempenho da pista. E que o TwoTwenty oferece confiabilidade impressionante de classe aérea com menor consumo de combustível, ruído e emissões, todas considerações importantes em um setor cada vez mais consciente de ESG. [EL] – c/ fontes