Alemã H2Fly lança células de combustível de hidrogênio de alto desempenho, em 23.06.23


Desenvolvedora de sistemas de geração de energia – powertrain – por hidrogênio-elétrico para aeronaves de Stuttgart (Alemanha), a H2Fly anunciou, nesta semana, planos para uma nova família de sistemas de células de combustível que podem operar em altitudes de até 27.000 pés.

A empresa alemã divulgou que a tecnologia H175 será escalável para uma variedade de aeronaves hidro-elétricas na classe de 1 MW e com capacidade para 20 a 80 passageiros. De acordo com a H2Fly, os novos sistemas de propulsão representarão um avanço significativo no desempenho em comparação com as aeronaves demonstradoras de célula de combustível de hidrogênio voadas até o momento.
As especificações mostram um alcance de até 250 km (135 MN) e capacidade de operar em altitude de até 27.000 pés. No ano passado, o HY4 estabeleceu o que o H2Fly reivindicou como um recorde mundial de altitude para uma aeronave de passageiros movida a hidrogênio, atingindo 7.230 pés.

A desenvolvedora pretende realizar suas primeiras demonstrações de vôo ainda neste ano, enquanto trabalha para preparar o novo sistema de propulsão para serviço comercial em 2027. Os testes de vôo planejados usarão a aeronave de demonstração HY4. da H2Fly, que a empresa já usou para avaliar sistemas anteriores.

O novo programa faz parte da parceria existente da H2Fly com a Deutsche Aircraft. As empresas integrarão as células de combustível em uma aeronave Dornier Do-328 usada para desenvolver o novo modelo D328eco.

O trabalho também faz parte do projeto “328 H2-FC” financiado pelo Ministério de Assuntos Econômicos e Mudanças Climáticas da Alemanha. Vários outros parceiros estão envolvidos em esforços para desenvolver um sistema de célula de combustível hidrogênio-elétrico.

“Com o H175, estamos introduzindo uma geração completamente nova de sistemas de célula de combustível para aviação, impulsionando o estado da arte na indústria”, disse o CEO e cofundador da H2Fly, Josef Kallo. O programa faz parte da iniciativa do projeto Heaven, da União Européia, para desenvolver a propulsão de hidrogênio líquido para aviões.

De acordo com a H2Fly, várias companhias aéreas demonstraram interesse em adotar as células de combustível H175 como retrofit (conversão) para aeronaves existentes ou para novos modelos. [EL] – c/ fonte

Site da H2Fly:
https://www.h2fly.de/