Alemã Lyte Aviation lança aeronave VTOL elétrica a hidrogênio LA-44 na variante de 19 assentos para transporte privado, em 06.03.24


A fabricante alemã Lyte Aviation lançou sua aeronave VTOL elétrica a hidrogênio LA-44 numa versão de 19 lugares destinada a usuários de aviação executiva e privada.

No dia 29, a start-up sul-coreana de vôos fretados Ghenus Air tornou-se a possível cliente lançadora do LA-44  como parte de um acordo de pré-encomenda de 10 aeronaves, incluindo três do novo modelo LA-44 X Prime, quatro do LA-44 SkyBus, de 40 assentos, e três do LA-44C SkyTruck (variante de carga).
Da sua sede na Alemanha, a Lyte está concluindo o trabalho de projeto da família de aeronaves LA-44 com o objetivo de ter um protótipo em escala real pronto para testes de vôo dentro de 24 meses. De acordo A fundadora e CEO Freshta Farzam, sua equipe está em discussões com potenciais operadores em 19 cidades em quatro continentes e tem como meta pré-encomendas de mais 2.000 aeronaves que poderão ser assinadas após a construção do protótipo.

Inicialmente, desenhos ilustrativos (conceituais) do LA-44 mostram duas linhas de quatro motores – dianteira (em asa) e traseira (em um estabilizador horizontal alongado). Em cada ponta da asa, um motor elétrico de célula de combustível de hidrogênio fornecerá energia adicional. O objetivo final da Lyte é retrabalhar a aeronave com propulsão totalmente a hidrogênio, mas, primeiramente, o objetivo é lançar as bases para um modelo VTOL que acredita que irá transformar a aviação regional através da sua capacidade de prescindir de dos aeroportos existentes saturados.

De acordo com a Lyte Aviation, sua aeronave LA-44 X Prime terá o mesmo alcance de 620 milhas das outras variantes. A fundadora e CEO Freshta Farzam disse para mídia de aviação AIN que está conversando com especialistas em acabamento de aeronaves e pretende revelar designs de interior de cabine nas próximas semanas. Ela indicou que a base de clientes pode incluir famílias no Oriente Médio, que necessitam de transporte porta-a-porta, ou empresas que procuram vôos de transporte convenientes para os funcionários.

Com sede em Seul, a Ghenus Air espera receber entregas da Lyte Aviation dentro de cinco ou seis anos. A operadora, que está no mercado há pouco mais de um ano, deseja diversificar suas operações de táxi-aéreo a partir de seu atual modelo de negócios de serviços de automóveis VIP em mercado como a capital coreana e Los Angeles. Também possui acordo de parceria com a cia. aérea regional coreana Jeju Air e relacionamento com grupos logísticos.

Em abril de 2023, a Ghenus Air assinou uma carta de intenções para comprar 20 aeronaves VTOL híbridas-elétricas de cinco lugares que estão sendo desenvolvidas pela start-up sul-coreana Plana. Em outubro, assinou um acordo semelhante com a Traverse Aero, com sede na Califórnia (EUA), cobrindo uma compra potencial de até 20 de seus drones de carga híbrido-elétricos Orca, que deverão ter uma carga útil de 550 lb. (250 kg) e um alcance de até 600 milhas.

O site da Ghenus Air também mostra a Odys Aviation como parceira. A fabricante norte-americana confirmou que possui pedidos provisórios para 50 de suas aeronaves híbridas elétricas Alta, de nove passageiros, e opções para outras 50.

De acordo com o CEO da Ghenus Air, Joseph Kim, a empresa pretende fornecer vôos para aeroportos regionais menores que atualmente não possuem serviço aéreo comercial. “No EUA, 90% das pessoas vivem a 30 minutos de carro de um aeroporto regional, em comparação com 60% de um aeroporto comercial”, afirmou. “Esta capacidade existente de aeroportos subutilizados poderia apoiar um mercado regional crescente de mobilidade aérea com menos investimento e tempo de arranque do que outros novos modos de transporte, como a mobilidade aérea urbana”, completou Kim.

O acordo da Lyte Aviation com a Ghenus Air eleva sua carteira de pedidos provisória da aeronave LA-44 para 23 unidades.

Em novembro de 2023, a VMan Aviation Services, da Índia, concordou em comprar 10 aeronaves LA-44 SkyBus. Antes, em 2022, a fabricante recebeu o compromisso de mais três aeronaves de um cliente não divulgado.

Com um preço de lista de 40 milhões de Euros (US$ 44 mi), estes acordos provisórios de vendas têm um valor combinado de cerca de 920 milhões de Euros. [EL] – c/ fonte

Site Lyte Aviation:
https://lyteaviation.com/