Alerta de Segurança pela FAA e Garmin para piloto-automático GFC-500 equipado com ajuste automático de compensador elétrico (auto trim) de pitch, para possível disparo de compensador resultando desvio de trajetória de vôo, em 22.12.22


A FAA notificou proprietários, operadores e pilotos de aeronaves um problema com o piloto-automático GFC-500, da Garmin, equipado com ajuste automático de compensador (auto trim) como item opcional. Esta configuração de equipamento é instalada em aeronaves certificadas, aeronaves experimentais e aeronaves desportivas leves (LSA – Light Sport Aircraft).

A notificação da FAA foi via Notice Number (Nota-número) NOTC2741, de 29/11/2022, com título-objeto: “Garmin GFC 500 Autopilot Notice” (Nota – piloto-automático Garmin GFC-500):
https://www.faasafety.gov/spans/noticeView.aspx?nid=12741

Por sua vez, a fabricante Garmin emitiu um Alerta de Serviço (AS – Service Alert) 22109 REV A, de 08/12/2022, com objeto “Automatic Pitch Trim” (Compensador de Pitch automático) – aplicável a todos sistemas de piloto-automático Garmin GFC-500 com servo GSA 28 para compensador de pitch (pitch trim) como item opcional, incluindo aqueles instalados pelo STC SA01866WI, exceto sistema GFC instalado em avião do modelo Cirrus SR20/22 via STC SA01866WI:
https://support.garmin.com/en-US/aviation/faq/mZwVwMogJ09ZLIPJgWTBJA

De acordo com a FAA, “este problema pode resultar em um disparo não-comandado do compensador por ajuste automático [do PA] quando o piloto-automático é acoplado pela primeira vez [em vôo]. Essa condição pode resultar em um desvio súbito e significativo da trajetória de vôo pretendida”.

No entanto, isso não afeta as aeronaves Cirrus equipadas com o piloto-automático GFC-500, divulgou a Garmin.

Para aeronaves não-certificadas equipada com o piloto-automático GFC-500, o Boletim de Serviço (Service Bulletin) Garmin # 22112 orienta a atualização de software do piloto-automático, o que resolve o problema, ou desativem o piloto-automático ou o controle de compensação (até a atualização de software):
https://support.garmin.com/en-US/aviation/faq/QFnVz92cFZ5AvovG4LF6l5

“Proprietários e operadores de aeronaves certificadas afetadas precisam desativar temporariamente o piloto-automático ou dirigir-se a seu revendedor Garmin para desativar o controle de compensação de arfagem (pitch) do GFC-500. Desativar o controle de compensação permitirá o uso contínuo do piloto-automático como uma opção temporária até que o novo software do GFC-500 seja certificado”, divulga a Garmin.  A expectativa é que o novo software para o GFC-500 seja certificado até o final do ano. Enquanto isso, os operadores poderão desabilitar o ajuste automático elétrico de compensação de pitch consultando o Boletim de Serviço Garmin # 22110 REV A, de 21/11/2022:
https://support.garmin.com/en-US/aviation/faq/s7SeFk9oh96I8qVfjtNbV8

“A segurança do cliente e a qualidade e confiabilidade do produto são as principais prioridades da Garmin”, divulgou a fabricante: “Lamentamos sinceramente qualquer inconveniente que isso possa causar aos nossos clientes e continuaremos a emitir atualizações à medida que mais informações estiverem disponíveis”, completou a fabricante na comunicação do problema.

Notificação da FAA – Notice Number (Nota-número) NOTC2741, de 29/11/2022, com título-objeto: “Garmin GFC 500 Autopilot Notice” (Nota – piloto-automático Garmin GFC-500):
https://www.faasafety.gov/spans/noticeView.aspx?nid=12741
Conforme a nota, a Garmin identificou um problema com o sistema de piloto-automático GFC-500 com compensação automática (auto trim) opcional instalada em aeronaves certificadas, experimentais e leves esportivas, incluindo equipamentos certificados instalados com compensação de arfagem (pitch) GSA 28 como item opcional de acordo com Garmin STC SA01866W.

Esse problema pode resultar em um disparo de compensação automática não comandada quando o piloto-automático é acionado pela primeira vez. Esta condição pode resultar em um desvio súbito e significativo da trajetória de vôo pretendida.

O Alerta de Serviço (Service Alert) da Garmin 22109 Revisão A exige que os operadores de “instalações” certificadas puxem e desarmem o disjuntor do piloto-automático e identifiquem com ‘placar’ o sistema de piloto-automático como “inoperante” (“inoperative”) antes do próximo vôo. Os operadores podem entrar em contato com um revendedor Garmin sobre a reativação do piloto automático GFC-500 com o compensador de arfagem (pitch trim) opcional configurado como desativado de acordo com o Boletim de Serviço recomendado – 22110 Revisão A. A Garmin está trabalhando para corrigir esse problema para “instalações” certificadas em uma futura atualização de software prevista para o quarto trimestre de 2022.

O Boletim de Serviço Garmin 22112 Revisão A exige que os operadores de Aeronaves não certificadas – experimental e LSA – atualizem o software do sistema ou desativem o piloto-automático ou o controle de compensação antes do próximo vôo.

Alerta de Serviço (AS – Service Alert) da Garmin 22109 REV A, de 08/12/2022:
https://support.garmin.com/en-US/aviation/faq/mZwVwMogJ09ZLIPJgWTBJA
https://atlaske-content.garmin.com/filestorage//email/outbound/attachments/22109A1_Time1670512391259.pdf

Objeto: “Automatic Pitch Trim” (Compensador de Pitch automático).

Aplicável a todos sistemas de piloto-automático Garmin GFC-500 com servo GSA 28 para compensador de pitch (pitch trim) como item opcional, incluindo aqueles instalados pelo STC SA01866WI, exceto sistema GFC instalado em avião do modelo Cirrus SR20/22 via STC SA01866WI.

O documento informa, como problema, a possibilidade de ocorrer um disparo não-comandado do compensador por ajuste automático [do PA] quando o piloto-automático é acoplado pela primeira vez [em vôo]. E alerta que o acoplamento do piloto-automático nesta condição pode resultar em um desvio não-comandado da trajetória de vôo desejada ou intencionada.

O documento informa, como ação requerida, antes do próximo vôo:
[1] desabilitação do piloto-automático GFC 500 puxando o respectivo disjuntor e instalando uma placa de aviso de piloto-automático “inoperative” (inoperante), ou,
[2] entrar em contato com um revendedor Garmin para desativar o pitch trim (compensador de pitch/arfagem) conforme indicado no Boletim de Serviço Garmin STC SA01866WI.

A solução do problema será a correção em uma futura atualização de software (esperada para o 4T2022).

Boletim de Serviço (SB – Service Bulletin) 22110 Rev A, de 21/11/2022:
https://support.garmin.com/en-US/aviation/faq/s7SeFk9oh96I8qVfjtNbV8
https://atlaske-content.garmin.com/filestorage//email/outbound/attachments/22110A_ASDN_Time1669065496352.pdf

Objeto: “Disabling Electric Pitch Trim” (Desabilitando compensador elétrico de Pitch).

Produtos afetados: sistemas de piloto-automático Garmin GFC-500 com item opcional do compensador de pitch/arfagem (pitch trim) instalados via STC SA01866WI, com lista-esquemático master (Master Drawing List) revisões 1 até 76. Estes sistemas nos modelos Cirrus SR20 e SR22 não são afetados.

Autorização/certificação: AML (Aircraft Maintenance Licence/Licença de Manutenção de Aeronave) STC SA01866WI MDL (Master Drawing List) Rev. 76.

Conformidade: a conformidade com este Boletim de Serviço/STC é recomendada.

Propósito: um disparo não-comandado do compensador por ajuste automático [do PA] quando o piloto-automático é acoplado pela primeira vez [em vôo], conforme descrito no Serviço de Alerta Garmin 22109. Este Boletim de Serviço contém instruções para desabilitar o compensador de pitch elétrico como um método alternativo de conformidade com o Serviço de Alerta Garmin 22109.

Alerta: o acoplamento do piloto-automático nesta condição pode resultar em um desvio não-comandado da trajetória de vôo desejada ou intencionada.