Americana LanzaJet avança em projetos de produção de SAF de ATJ – com acordo para projeto de produção no Cazaquistão, com recebimento de verba governamental no Reino Unido para projeto de biorrefinaria de combustível de aviação sustentável (SAF) em Teesside, no nordeste da Inglaterra, e a plena operação e produção de SAF na sua refinaria LanzaJet Freedom Pines Fuels em Soperton, na Georgia (EUA), com integração de tecnologias de inovadoras, em 23.11.25


Em comunicado no dia 13 (nov.), a empresa americana líder em tecnologia de combustíveis de última geração e produtora de combustíveis LanzaJet, Inc. anunciou a plena operação e produção da sua refinaria LanzaJet Freedom Pines Fuels em Soperton, na Georgia. Este marco representa a primeira produção mundial de querosene de aviação utilizando etanol como matéria-prima em uma planta de escala comercial além da primeira solução renovável não derivada do petróleo compatível com as aeronaves atuais.

Esta conquista também representa o ápice de 15 anos de pesquisa e desenvolvimento, colaboração, investimento e ampliação de escala, e constitui um avanço crucial para a indústria da aviação, comprovando que o etanol pode ser transformado em querosene de aviação em escala comercial.

Com a expectativa de que a “via” do bio-óleo HEFA se aproxime de um platô em termos de disponibilidade e qualificação de matérias-primas, a tecnologia proprietária de Alcohol-to-Jet (ATJ), ou álcool-etanol para querosene de aviação – da LanzaJet abriu caminho para a próxima geração de SAF (Combustível Sustentável para Aviação), aplicável a praticamente todas as regiões do mundo e urgentemente necessária para o setor.

“Hoje comprovamos o que acontece quando unimos inovação, resiliência, engenhosidade e trabalho em equipe para pensar grande e desenvolver uma nova indústria, superar desafios e viabilizar o crescimento global”, afirmou Jimmy Samartzis, CEO da LanzaJet. “Este é um marco importante para a LanzaJet e nossos investidores, e uma grande vitória para a aviação global – talvez um farol de esperança para o futuro. Nossa história na LanzaJet é de impacto – construindo uma nova indústria, criando valor e cumprindo nossos compromissos, independentemente dos obstáculos. Agora, estamos em uma posição única, com tecnologia e conhecimento operacional, para moldar essa indústria global na próxima década”, completou Samartzis.

Uma das tecnologias mais promissoras em quase uma década a atingir a aptidão comercial, a tecnologia ATJ da LanzaJet oferece uma solução escalável para descarbonizar a aviação, aproveitando a ampla disponibilidade mundial de etanol como matéria-prima e a produção adicional substancial de etanol possível a partir de resíduos e carbono reciclado. A tecnologia proporciona a países a oportunidade de fortalecer e expandir seus setores agrícolas ao acessar esse novo mercado, viabiliza o desenvolvimento econômico e aumenta a segurança energética nacional. Com a tecnologia inovadora da LanzaJet, nações agora podem alavancar e controlar as cadeias de suprimentos e a produção nacional de seus combustíveis. 

A refinaria Freedom Pines Fuels serve como modelo para a futura produção de SAF, criando um novo caminho para a implantação e comercialização global da tecnologia ATJ  da LanzaJet.

A LanzaJet solucionou com sucesso os problemas e colocou em operação uma planta totalmente integrada e inédita – FOAK (First-of-a-Kind). A planta da LanzaJet também inclui tecnologias FOAK (First-of-a-Kind) com uma inovadora solução tecnológica – Hummingbird, da Technip Energies – uma solução de etanol para etileno -, e a oligomerização, desenvolvida em conjunto pelo Departamento de Energia (DoE) do EUA e pela LanzaTech.

A LanzaJet investiu, projetou, construiu, integrou e operacionalizou completamente essas tecnologias e a solução integrada geral para operar a planta com eficiência, sendo a primeira instalação de combustíveis em escala comercial.

A tecnologia ATJ da LanzaJet foi projetada para funcionar com uma ampla gama de matérias-primas sustentáveis ​​- incluindo resíduos agrícolas, culturas energéticas, resíduos sólidos urbanos e carbono capturado – para proporcionar reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida, em comparação com o combustível de aviação convencional. Uma vez misturado com o combustível JET-A1, o resultado é uma solução totalmente certificada e compatível com as aeronaves e infraestrutura existentes.

A LanzaJet está implementando essa tecnologia em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Austrália, Japão, Índia, Reino Unido, Colômbia, União Européia, Oriente Médio e Cazaquistão.

Localizada no Condado de Treutlen, em Soperton, Georgia, a menos de 160 km de Savannah (capital do Estado), a LanzaJet investiu mais de US$ 300 milhões no desenvolvimento desta instalação, que empregou mais de 300 pessoas durante a construção e gera mais de 65 empregos diretos e indiretos em operação. 

No dia 23 de setembro, a LanzaJet, Inc. divulgou a sua assinatura com a KMG, empresa nacional de petróleo e gás do Cazaquistão, assinaram um acordo para avançar com o primeiro projeto de combustível de aviação sustentável (SAF) do país, sendo um marco para a LanzaJet na implantação de sua tecnologia líder de conversão de combustível sustentável Alcohol-to-Jet – álcool para querosene de aviação (ATJ) – na região. A assinatura do acordo fez parte da Semana do Clima de Nova York. O CEO Jimmy Samartzis discursou para uma platéia com a presença do presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, e o presidente e CEO da KMG, Askhat Khasenov. 

À época, a KMG e a LanzaJet haviam concluído recente um estudo de viabilidade conjunto e concordaram em avançar para a próxima fase de desenvolvimento do projeto – Engenharia Básica (FEED – Front-End Engineering and Design), durante a qual todas as soluções técnicas e econômicas para a construção da planta serão finalizadas.

“O Cazaquistão é o tipo de mercado que cria um potencial incrível em diversos setores – agricultura, logística, petróleo e gás e aviação. Nossa colaboração na LanzaJet com a KMG impulsiona a liderança regional para promover vôos com menor emissão de carbono e a descarbonização da aviação, o desenvolvimento econômico do país e a segurança energética da região”, afirmou Jimmy Samartzis, CEO da LanzaJet.

“Esta colaboração representa uma contribuição significativa para o fortalecimento da cooperação bilateral e apoiará nossas metas de desenvolvimento de baixo carbono e a implementação de tecnologias de ponta. No geral, o projeto impactará positivamente o desenvolvimento do mercado de biocombustíveis, melhorará o desempenho ambiental do setor de aviação e aumentará o potencial de trânsito do Cazaquistão”, declarou Askhat Khassenov.

A próxima fase do projeto está prevista para começar imediatamente após a assinatura do acordo e espera-se que atenda à demanda prevista de SAF (Combustível de Aviação Sustentável) no Cazaquistão, que deverá atingir 70.000 toneladas anualmente até 2030. 

No dia 18 de setembro, a LanzaJet, Inc. divulgou que recebeu mais de US$ 13 milhões (£ 10 milhões) do Fundo de Combustíveis Avançados (AFF – Advanced Fuels Fund) do Departamento de Transportes do Reino Unido, para acelerar o desenvolvimento do Projeto Speedbird, uma importante biorrefinaria de combustível de aviação sustentável (SAF) em Teesside, no nordeste da Inglaterra, que está sendo desenvolvida principalmente para a British Airways, investidora da LanzaJet e cliente de SAF. 

O prêmio financiará a próxima fase do Projeto Speedbird, que avança para a fase de Engenharia Básica (FEED), fixando um marco fundamental na criação de uma das primeiras instalações de produção de etanol para SAF em escala comercial no Reino Unido, utilizando matérias-primas derivadas de resíduos. Entre os projetos selecionados nesta rodada do AFF (Aircraft Fuel Fund), o Speedbird recebeu o maior prêmio, o que demonstra o avanço da LanzaJet na indústria de SAF, a maturidade do projeto e o compromisso do Reino Unido em seguir além dos projetos-piloto rumo à implantação industrial.

O Projeto Speedbird está preparado para transformar o setor de aviação, produzindo SAF a partir de etanol de baixo carbono, utilizando a tecnologia patenteada e totalmente integrada de Alcohol-to-Jet (ATJ), ou álcool-etanol para querosene de aviação – da LanzaJet. A solução da LanzaJet incorpora a tecnologia Hummingbird de etanol para etileno da Technip Energies, licenciada pelo Projeto Speedbird e implantada em escala de demonstração comercial pela primeira vez na unidade Freedom Pines Fuels da LanzaJet, na Georgia (EUA).

Desenvolvido com o apoio da British Airways, o Projeto Speedbird da LanzaJet é uma instalação comercial de conversão de etanol em SAF (Combustível de Aviação Sustentável). Uma vez que o Projeto Speedbird esteja operacional, espera-se que a instalação produza mais de 30 milhões de galões (aproximadamente 90 quilotons, ou 90.000 toneladas) de combustíveis sustentáveis – SAF e diesel renovável – ​​a partir de etanol de baixo carbono por ano, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida em comparação com o querosene de aviação fóssil tradicional. Especificamente, o projeto tem a meta de reduzindo as emissões de CO₂ da British Airways em aproximadamente 230.000 toneladas por ano – o equivalente a 26.000 vôos domésticos da transportadora britânica.

“Mantemos por longo tempo crença que a criação de uma nova indústria exige parcerias entre os setores público e privado. Temos orgulho de colaborar com o Departamento de Transportes do Reino Unido para impulsionar o Projeto Speedbird como um projeto líder que catalisa o desenvolvimento de combustível sustentável de aviação [SAF] no Reino Unido”, disse Jimmy Samartzis, CEO da LanzaJet. “Este apoio demonstra confiança na LanzaJet como uma empresa líder em SAF, em nossa tecnologia ATJ e no papel crucial do etanol para SAF na geração de crescimento econômico, criação de empregos e descarbonização do transporte aéreo. O Projeto Speedbird é vital para a construção de uma indústria nacional de SAF no Reino Unido e para desbloquear oportunidades e inovação na região. Agradecemos ao Departamento de Transportes do Reino Unido por sua liderança e visão em acelerar a transição para uma aviação com emissões líquidas zero”, acrescentou Samartzis. 

O projeto está alinhado com o mandato SAF do governo do Reino Unido, que exige que 10% do combustível de aviação utilizado no Reino Unido provenha de fontes sustentáveis ​​até 2030.

Localizada no coração de Teesside, a planta da LanzaJet também trará benefícios regionais significativos – criando centenas de empregos, impulsionando a economia local e contribuindo para a posição da região como um pólo de “energia limpa”. Ao ancorar o projeto em Teesside, a LanzaJet está ajudando a construir um ecossistema mais amplo para combustíveis sustentáveis, que conecta fornecedores locais de matéria-prima, produtores de energia renovável e parceiros de armazenamento e distribuição. Dessa forma, o projeto apoia a estratégia mais ampla de emissões líquidas zero do Reino Unido e a ambição do governo de tornar o país um líder global em SAF.

A LanzaJet promove que com este marco recente continua liderando a expansão dos combustíveis sustentáveis ​​globalmente, combinando inovação tecnológica, experiência operacional e parcerias sólidas para descarbonizar a aviação em ritmo acelerado.

Em sequência, no Projeto Speedbird, no dia 03 (nov.) a LanzaJet anunciou que concedeu recentemente o contrato de Engenharia Básica (FEED) do  projeto à Fluor Corporation.

No anúncio da parceria da Fluor, o CEO da LanzaJet Jimmy Samartzis: “o projeto Speedbird é a próxima instalação em escala comercial em nosso portfólio que a LanzaJet está desenvolvendo em estreita colaboração com a British Airways. É um passo importante na expansão contínua de nossa tecnologia líder em combustíveis sustentáveis. A parceria com a Fluor Corporation, empresa de engenharia, aquisição e construção (EPC) reconhecida mundialmente, demonstra nosso compromisso com os mais altos padrões de execução de projetos”.

Por sua vez, Mike Alexander, presidente do Grupo de Execução de Projetos da Fluor Corporation, falou: “o projeto Speedbird representa um avanço crucial no esforço global para descarbonizar a aviação. Ao acelerar a adoção de tecnologias de combustíveis sustentáveis, este projeto ajudará a redefinir o futuro da aviação. A Fluor se orgulha de contribuir com sua expertise em engenharia e design para esta iniciativa visionária”.

A LanzaJet representa o ápice de uma história de pioneirismo na indústria de Combustíveis Sustentáveis ​​para Aviação (SAF), que remonta as suas origens como parte da LanzaTech em 2012, com a primeira tecnologia de conversão de etanol em SAF desenvolvida em colaboração com o Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico (Pacific Northwest National Lab). Esse trabalho inicial possibilitou a construção de plantas em escala laboratorial, piloto e de demonstração, a produção de combustíveis dentro das especificações, a aprovação do processo de conversão de etanol em SAF pela ASTM em 2016 e os primeiros vôos comerciais com a tecnologia, realizados com as transportadoras aéreas Virgin Atlantic e a ANA – All Nippon Airways em 2018 e 2019, respectivamente.

A LanzaJet é uma fornecedora líder de tecnologia de combustíveis alternativos, com tecnologia patenteada de conversão de álcool em querosene de aviação (ATJ) à base de etanol. A LanzaJet impacta o desenvolvimento econômico, a segurança energética, a descarbonização e a segurança nacional, acelerando a produção e a implantação de Combustíveis Sustentáveis ​​para Aviação (SAF) e outros combustíveis alternativos.

A LanzaJet conta com o apoio de investidores e financiadores, incluindo Airbus, All Nippon Airways, British Airways, Southwest Airlines, Breakthrough Energy, Mitsui & Co., MUFG, Shell, Groupe ADP, LanzaTech, Fundo de Inovação Climática da Microsoft, o Departamento de Energia (DoE) do EUA e o Departamento de Transportes do Reino Unido. O impacto da LanzaJet foi reconhecido por publicações como TIME, Fortune, MIT, Reuters, S&P Global e muitas outras. [EL]