Ampaire anuncia a fabricante alemã Red Aircraft como fornecedora para o Eco-Caravan, em 01.08.22


A desenvolvedora americana, da Califórnia, Ampaire anunciou um colaborador-chave em seu projeto de conversão de motorização com solução híbrida-elétrica, do Cessna Grand Caravan: a fabricante alemã Red Aircraft, para em breve fornecer seu motor da série AO3 para completar o projeto do Eco Caravan.

Sob novo memorando de entendimento, assinado durante a feira de aviação EAA AirVenture em Oshkosh, no Estado do Wisconsin (EUA), na semana passada, a Ampaire e a Red trabalharão juntas para desenvolver um sistema híbrido usando o motor de ignição por compressão da Red numa configuração paralela integral do Ampaire com o motor elétrico e as baterias, compondo uma central de força híbrida.

Sob os termos de um memorando de entendimento, as parceiras pretendem comercializar em conjunto a marca Eco Caravan, na versão híbrida-elétrica do Cessna Grand Caravan remotorizado.

O motor AO3 de 500-550 HP (equivalente a 405 kW) fornecerá potência-base enquanto o sistema elétrico da Ampaire fornecerá potência máxima, na solução da configuração paralela integral da Ampaire, com os motores elétricos e as baterias. Esta solução permitirá melhorias substanciais em economia e desempenho.

A Ampaire estima uma redução no consumo de combustível em 70% em viagens mais curtas, com ganhos menores em viagens mais longas, pois o sistema é forçado a depender da combustão de combustível interna, tradicional – como unidade ICE (Internal Combustion Engine). Em viagens mais longas, os ganhos de eficiência são uma redução ligeiramente mais modesta de 50% no consumo de combustível, com reduções correspondentes nas emissões de CO2.

O Eco Caravan deverá ser capaz de transportar 11 passageiros ou 2.500 lb. de carga em vôos de até 1.100 MN.

A Ampaire selecionou o motor AO3 da Red por algumas características únicas, em meio a um campo de fabricantes-concorrentes com potencial para se adequar ao programa da aeronave híbrida. A série AO3 apresenta maior eficiência termodinâmica em relação a um motor turboélice, bem como sua alta tolerância para uma variedade de combustíveis de aviação sustentáveis. O motor provou ser uma unidade de propulsão robusta e confiável no seu uso com as aeronaves de treinamento acrobático Air Tractor AT-301 e YAK-52.

Em abril, a Ampaire iniciou testes de solo com a versão mais recente do trem de força, com o motor AO3 da Red, e pretende iniciar os testes de vôo do primeiro protótipo Eco Caravan neste segundo semestre do ano e concluir até o final do ano, com planos para garantir a aprovação da FAA via Certificado Tipo Suplementar para o programa de conversão até 2024.

“Os motores modernos, poderosos e ultra-eficientes em combustível da Red têm exatamente as características certas para o sistema de propulsão híbrido-elétrico do Eco Caravan e para muitas outras atualizações ou projetos totalmente novos que podemos buscar”, disse Kevin Noertker, CEO da Ampaire. “Estamos muito satisfeitos em dar este primeiro passo em colaboração com uma empresa que compartilha nosso objetivo de descarbonizar a aviação e, ao mesmo tempo, reduzir custos para os operadores de aeronaves e seus passageiros”, completou Noertker.

A Ampaire está desenvolvendo uma família de sistemas de propulsão para aplicações que exigem potências de até 800 HP. A Red desenvolve, certifica e fornece uma gama de motores que podem funcionar tanto com JET-A quanto com combustível de aviação sustentável.

O RED AO3 é um motor de 12 cilindros em “V” (80º), de peso leve, de liga de alumínio, turbocomprimido (de único estágio), produzindo de 500, com capacidade para operar com eficiência em alta altitude – de até 50.000 pés. É alimentado por JET-A, ou diesel, sendo 20 a 40% mais econômico do que motores a pistão e à turbina de mesma categoria de potência. É gerenciado por controle eletrônico (ECU) do tipo FADEC nível “B”, com uma única manete de controle do grupo moto-propulsor. O motor tem caixa de redução de 1:1.88, tem sistema de óleo de cárter seco, reservatório e trocador de calor de óleo para sistema de lubrificação e caixa de redução integrado. O peso (seco) é de 800 lb. [363 kg] e as dimensões são largura de 33,46 pol. x altura de 29,53 pol. x comprimento 43,86 pol., respectivamente 84,99 cm (larg.), 75,01 cm (altura) e 111,40 cm (compr.). O motor tem certificação das agências FAA e EASA.
O Red AO3 é um motor de 500 HP (potência de decolagem, com hélice a 2.127 RPM, com consumo de 187 lb./h) e de 460 HP (potência máxima contínua, com hélice a 1.995 RPM, com consumo de 169 lb./h), altitude crítica de 6.562 pés. O melhor BSFC (Brake Specific Fuel Consumption), o Consumo específico (SFC) é 0,349 ((lh./h)/HP).

A série tem cinco variantes:
1 – RED A03 – 000 Base Configuration (Configuração básica) – uma variante própria para aeronaves da aviação geral, para transporte de pessoal, utilitário e aeroagrícola.
2 – RED A03v– 000 Base (base), de 500-550 HP
3 – RED A03 – 100 Series Aerobatic – variante derivada da unidade RED A03 – 000 destinada especificamente para vôo acrobático, sendo aprovado para para operações com fator de carga +9G e -7G e vôo invertido.
4 – RED A03 – 200 Series High Altitude – variante derivada da unidade RED A03 – 000 destinada especificamente para vôo em alta altitude de até 50.000 pés, com ganhos de capacidade com uso turbocompressor, provendo potência de decolagem até a altitude de 25.000 pés.
5 – RED A03 – 300 Series Generator – variante derivada da unidade RED A03 – 000 dotada de caixa de redução desmontável, para maior potência de decolagem. Para várias aplicações especiais como aeronaves de asa rotativa, aeronaves de motorização híbrida e outras. [EL] – c/ fontes

Site da Red Aircraft:
www.red-aircraft.com