Ampaire anuncia Carta de Intenção assinada pela operadora brasileira de Cessna Caravan Azul Conecta para conversão Eco Caravan, em 11.02.23


A Ampaire divulgou a assinatura de uma Carta de Intenção (LoI) para atualização de conversão de motorização de até seis aviões Cessna Caravan para a versão Eco Caravan, pela operadora brasileira no transporte regional Azul Conecta, que opera exclusivamente com o modelo Cessna Caravan.

O Eco Caravan da Ampaire é baseado em seu “trem de força” híbrido-elétrico” e ‘pacote’ de bateria AMP-H570.

A Azul Linhas Aéreas é a maior cia aérea do Brasil em volume de passageiros, e a Azul Conecta é a sua subsidiária para o transporte regional de pequena densidade e fretamentos, com operação com Cessna Caravan por todo o Brasil.

A Azul Conecta opera uma frota de 28 aparelhos Cessna Caravan C208, sendo um aparelho C208A Caravan, 12 aparelhos C208B Grand Caravan, 7 aparelhos C208B Grand Caravan EX e três Cessna 208B Super Cargomaster.

A Carta de Intenção da Azul Conecta pode vir ser a ‘centelha’ que a Ampaire está procurando para desbloquear o mercado sul-americano mais amplo e chega em momento certo para aumentar o entusiasmo no mercado com seus projetos de conversão para solução eletrificada-híbrida.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a equipe visionária da Azul Conecta”, disse o CEO da Ampaire, Kevin Noertker. “Eles estão entre um grupo de transportadoras aéreas estabelecidas prontas para adotar uma solução elétrica híbrida, fornecendo liderança para toda uma indústria”, acrescentou Noertker.

“Depois de avaliar uma série de tecnologias, incluindo células de combustível totalmente elétricas e de hidrogênio, concluímos que Ampaire nos move em direção às nossas metas ESG muito mais cedo”, disse Flávio Costa, CEO da Azul Conecta. “A Azul Conecta tem a inovação como missão e vê o upgrade para o Eco Caravan como uma grande inovação que acelera nosso caminho para a sustentabilidade, mantendo um padrão de segurança em nossas operações, que é nosso primeiro e inegociável valor”, completou Flávio.

A Ampaire concluiu seu primeiro vôo do Eco Caravan em novembro de 2022 e, desde então, obteve um “prêmio” de US$ 9 milhões do Departamento de Energia (DoE) do EUA. O fundo aportado pelo DoE servirá para a preparação do Eco Caravan para a campanha de certificação e a produção seriada das conversões. [EL] – c/ fontes