Ampaire buscando nova captação de fundos após desistência da Surf Air na sua aquisição, em 07.05.22


A pioneira da indústria aeronáutica híbrida-elétrica Ampaire está se preparando para lançar uma rodada de financiamento de “Série B” depois de confirmar que a Surf Air Mobility não planeja mais adquiri-la.

A comercializadora-balcão (“marketplace”) de vôo Surf Air anunciou o acordo para aquisição da Ampaire em fevereiro de 2021.

Agora, conforme comunicado, a Ampaire divulga que decidiu “avançar como uma empresa independente”, pois prioriza os esforços para colocar no mercado versões híbridas-elétricas do Cessna Grand Caravan C208B.

A equipe de Ampaire está trabalhando em planos para converter vários tipos de aeronaves para propulsão híbrida-elétrica, com base em testes de vôo concluídos recentemente com seu demonstrador de tecnologia Electric EEL baseado em um Cessna 337 como plataforma de desenvolvimento.

Agora, a Ampaire acredita que a conversão híbrida-elétrica do Grand Caravan pode ser aprovada sob um Certificado de Tipo Suplementar (STC/CST) da FAA até 2024.

Por enquanto, esse trabalho de desenvolvimento está sendo financiado por investidores privados e concessões públicas, como os programas ARPA-e, do Departamento de Energia (DoE) do EUA, e Future Flight Challenge, do Reino Unido.

A Ampaire ainda tem duas aeronaves EEL em teste de vôo, sendo que uma está sendo usada para testar novas tecnologias e sistemas como parte do ARPA-e. A outra aeronave está sendo usada para realizar vôos de demonstração de pesquisa de mercado para familiarizar cias. aéreas potenciais clientes sobre como as aeronaves híbridas-elétricas podem ser implantadas em serviço comercial. Este trabalho envolveu a companhia aérea escocesa Logan Air, com testes de vôo realizados no Reino Unido, além de demonstrações no EUA, na Califórnia. [EL] – c/ fontes