Ampaire com vôos de demonstração do seu C337 Skymaster hídrido na Inglaterra e na Escócia, em 24.08.21
Em 12 de agosto, a Ampaire comemorou os primeiros vôos elétricos-híbridos na Escócia, numa viagem cruzando o Pentland Firth, do Aeroporto de Kirkwall (KOI/EGPA), nas Ilhas Orkney, para o aeroporto regional Wick John O’Groats (WIC/EGPC), no norte da Escócia continental, distantes 30 MN.
Este marco marca o primeiro conjunto de vôos de demonstração, em rota regional, no Reino Unido.
Os testes, os primeiros a operar em uma rota aérea regional viável, fazem parte do projeto Sustainable Aviation Test Environment (SATE) – Ambiente de teste da Aviação Sustentável -, que está sendo liderado pela Highlands and Islands Airports Limited (HIAL).
Financiado pelo centro de Inovação e pesquisa do reino Unido UKRI (UK Research and Innovation) por meio do Fundo de Desafio Estratégico Industrial (Industrial Strategy Challenge Fund), o SATE tem sede no Aeroporto Kirkwall, em Orkney, que também abriga o primeiro centro de testes de navegação de baixo carbono com base operacional do Reino Unido.
Em março passado, a Ampaire lançou vôos de demonstração de sua aeronave EEL híbrida-elétrica entre os aeroportos de Exeter (EGTE) e de Cornwall (EGHQ), no Reino Unido, como parte de uma série de testes apoiados pelo governo britânico para promover tecnologias de aviação sustentáveis.
O EEL da Ampaire é um Cessna 337 Skymaster modificado com um motor elétrico montado (tradicionalmente) na frente e um motor a pistão convencional montado para a traseira, uma configuração que Ampaire apresenta que reduz as emissões e os custos operacionais em até 30%.
O C337 Skymaster EEL voou entre esses dois aeroportos regionais, separados por 65 MN, usando sua combinação motorização por energia (bateria) e combustível convencional (AvGas). No vôo, a Ampaire coletou dados para monitorar a economia de combustível, eficiência e ruído.
Ampaire também lidera um consórcio baseado no Reino Unido criado para explorar soluções regionais de transporte baseado em aviação elétrica.
O C337 Skymaster EEL está sendo usado pela Ampaire como uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento, enquanto a empresa desenvolve sistemas de energia elétrica híbrida para aeronaves regionais de nove a 19 assentos, inclusive para conversões híbridas-elétricas de Cessna Grand Caravan e de Havilland DHC Twin Otter. A Ampaire vê a modificação de aeronaves turboélice existentes com sistemas elétricos híbridos como um primeiro passo para aeronaves totalmente elétricas.
“Estamos satisfeitos em ver testes de tecnologias inovadoras de aeronaves que poderiam melhorar a sustentabilidade ambiental do setor de aviação”, disse Tim Johnson, diretor da Autoridade de Aviação Civil (CAA) do Reino Unido. “Os testes permitirão que a CAA avance na regulamentação segura e eficaz de serviços e produtos inovadores”, completou Johnson. [EL] – c/ fontes