Amstat vê taxas de venda de aeronaves executivas usadas lentas à medida que o estoque de aeronave disponíveis aumenta, mas ainda estando abaixo da média da última década, em 18.10.23
Em nota postada no dia 09 na mídia, o editor sênior da AIN Curt Epstein abordou a atual condição do mercado de aeronaves executivas usadas pela análise da provedora de dados por rastreamento Amstat.
Epstein escreveu que o estoque de aeronaves executivas usadas continua aumentando, mas ainda permanecendo abaixo da média de 10 anos, de acordo com os dados do setor Amstat. A percentagem atual da frota à venda aumentou 45% na base de comparação ano após ano (YoY), para atingir a taxa de disponibilidade de 5% da frota de aeronaves executivas, em comparação com a média de 8%.
Os maiores aumentos de estoque por segmento de aeronave foram nas categorias de jatos supermédios, com crescimento de estoque de 93%, e cabine larga, com crescimento de estoque de com 73%. Estas duas categorias também foram as que tiveram taxas de disponibilidade mais próximas à taxa média de 10 anos (8%) – com taxa de 7% de jatos supermédios e taxa de 6% de jatos supermédios.
Enquanto isso, os níveis de transações das aeronaves executivas usadas caíram 26% em relação ao ano anterior e agora estão voltando aos níveis históricos. Embora a venda nos três trimestres deste ano tenha ficado abaixo dos mesmos períodos em 2022, de acordo com a Amstat, esta atividade no acumulado do ano ultrapassou o mesmo período pré-Covid 2019 e está dentro de variação de 5% da média de 10 anos.
As categorias de jatos de cabine larga e jatos leves apresentaram as menores reduções na atividade de venda de aeronaves usadas – a venda de jatos de cabine larga variando dentro de 5% de sua média de 10 anos, enquanto o segmento de jatos leves excedeu sua média de 10 anos em 5%.
Apesar do ligeiro aumento durante o primeiro semestre do ano, os valores médios das aeronaves executivas usadas caíram 3% no terceiro trimestre e agora permanecem inalterados desde o início de 2023. O segmento de jatos de cabine larga viu o maior declínio nos valores médios, uma queda de 6% até à data na base comparativa ano x ano, enquanto o valor médio do segmento de jatos médios aumentou 7%. Os valores médios dos jatos supermédios e leves permaneceram inalterados em desde o início do ano, enquanto os valores médios dos turboélices aumentaram 4%. [EL] – c/ fonte