AN-124-100 pousará em Cabo Frio/RJ em vôo procedente de Houston/EUA, com carga de equipamento pesando 40 ton., em 08.12.21


Fonte: g1 – 08/12/2021
Um cargueiro Antonov AN-124-100 vai aterrissar, nesta quinta (09), no Aeroporto Internacional de Cabo Frio (SBCF), na região dos Lagos, no litoral norte do RJ, em vôo de Houston, no EUA, em horário previsto às 16h. O avião está trazendo 40 toneladas de carga para a indústria de óleo-gás com destino de Macaé, também no norte fluminense.

O aeroporto em Cabo Frio está habilitado a operar grandes aeronaves cargueiras, além da capacidade de movimentar 570 mil passageiros por ano.

“Contamos com a segunda maior pista do Estado do Rio de Janeiro, uma equipe de nível internacional e uma solução logística completa, o que possibilita à região receber aeronaves do porte do Antonov AN-124-100”, afirma Rodrigo Abreu, diretor-geral do aeroporto.

“O aeroporto tem localização estratégica não só para a atividade turística na Costa do Sol (o equipamento está no entorno das belíssimas praias da região), mas também para o desembarque de insumos e implementos para a indústria de óleo e gás, muito forte na região”, destaca empresa aeroportuária.

Ao nível do mar (23’), o Aeroporto de Cabo Frio (SBCB) tem pista (10/28) de 45 x 2.550 m., com LDA de 2.370 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 76 e resistência de subleito baixa. O aeroporto opera vôos IFR, com procedimentos de saída e aproximação para as duas cabeceiras. As saídas são com procedimentos SID do tipo “OMNI” ou navegação por satélite (GNSS-RNAV), enquanto aproximação podem ser feitas com procedimentos por navegação por satélite (RNAV-RNP) para as duas cabeceiras ou por navegação convencional por NDB para pista 10. As duas cabeceiras são equipadas com sistema de indicação de rampa PAPI, de ângulo normal de 3º. O aeroporto opera com serviço de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS).

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio foi inaugurado em 1998, sendo o primeiro aeroporto público com gestão privada do Brasil. Em 2010, teve sua pista ampliada, tornando-se a segunda maior pista do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, utilizam o aeroporto as empresas Azul e Gol, que oferecem vôos comerciais de passageiro e a LATAM, com vôos comerciais de carga. Além disso o aeroporto também recebe vôos internacionais fretados de passageiro e carga, e de aviação geral (vôos particulares) e rotativa offshore (vôos de helicópteros para as plataformas de petróleo).