ANAC certifica avião acrobático alemã Extra-NG para operações no Brasil, em 23.01.25


Em nota postada no seu portal no dia 21, a ANAC divulgou que emitiu o Certificado de Tipo (CT) para o modelo Extra-NG, um avião acrobático produzido pelo escritório alemão Extra Aerobatic Aircraft.

Validado para uso no Brasil após um processo de 5 meses, o modelo foi originalmente certificado pela EASA, autoridade da aviação civil européia. A celeridade da emissão do Certificado de Tipo reforça a eficiência dos acordos de cooperação técnica entre a EASA e a ANAC, permitindo a entrada de novas aeronaves nos países membros e, consequentemente, ampliando as operações para os operadores brasileiros e europeus. Para a validação do Extra-NG, a equipe da ANAC realizou avaliações documentais e visita técnica na cidade de Hünxen, na Alemanha. 

A certificação pela ANAC tem o CHT 2024T07, com data de 19/12/2024, detida pela Extra Flugzeugproduktions-und Vertriebs GMH (Extra) – Extra-NG.
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/CHT/CHT-2024T07.pdf

A certificação original, pela EASA, é a numeração EA-2024T07, com data de 19/12/2024.
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/EspecificacaoDetail.asp?CHTCodi=2024T07
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/ProdutoDetail.asp?ProdCodi=0005092
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/EspecificacaoList.asp?Tipo=U

O modelo Extra-NG é um avião acrobático de dois assentos (1 piloto), com estrutura canopy, de alto desempenho em construção de compósito de fibra de carbono, motor alternativo único e hélice tripá ou quadripá. A aeronave foi projetada para alta performance de movimentos acrobáticos dentro de seus limites operacionais, sendo também capaz de alcançar velocidade máxima de cruzeiro de 161 KT para a categoria acrobática, com altitude máxima de operação de 3.048 m. (10.000 pés). Nas especificações, o Extra-NG  tem motorização Textron-Lycoming AEIO-580-B1A, com potência de 315 HP (235 kW) a 2.700 RPM e 306 HP (228 kW) a 2.600 RPM. A motorização tem opções de hélice tripá e quadripá, de passo variável com um mecanismo de mudança de passo de pás operado hidraulicamente, fornecendo o modo de operação “Velocidade constante”, “Pitch” e “Reverso”, com cubo é fresado em liga de alumínio:
– modelo 1 (3 pás): hélice tripá MT-Propeller MTV-9-B-C/C198-25, com certificado Tipo EASA.P.096 (ANAC EH-2000T04), com diâmetro 77,95 polegadas (198,0 cm), com pitch (passo) de 34º ± 1º (máx.) e 9,5º ± 0,2 (mín.), com pitch na seção 74 cm (29,13 pol.). As pás têm uma estrutura de madeira laminada com uma cobertura de fibra composta. O bordo de ataque da pá é equipado com um dispositivo de proteção contra erosão. O equipamento opcional inclui spinner e proteção contra gelo.
https://www.easa.europa.eu/en/downloads/67605/en

– modelo 2 (4 pás): hélice tripá MT-Propeller MT-Propeller MTV-14-B-C/C190-130, com certificado Tipo EASA.P.017 (EH-2012T13), com diâmetro 74,80 polegadas (190,0 cm), com pitch (passo) de 34º ± 1º (máx.) e 9º ± 0,2 (mín.), com pitch na seção 71 cm (27,195 pol.). Os materiais das pás (lâminas) são:
– Lâminas de madeira: estrutura de madeira laminada com uma cobertura de fibra composta;
– Série de lâminas 500: design de plástico reforçado com fibra de aramida (AFRP); e,
– Série de lâminas 600: design de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP).
O bordo de ataque da pá é equipado com um dispositivo de proteção contra erosão. O equipamento opcional inclui spinner e proteção contra gelo.
https://www.easa.europa.eu/en/downloads/7875/en

Com motorização com hélice tripá, os limites de potência são a 2.600 RPM (categoria norma e acrobática) e 2.700 RPM (somente categoria acrobática). Com hélice quadripá, o limite de potência é a 2.700 RPM.

O peso máximo de decolagem (MTOW) aprovado é:
– categoria normal e acrobática: 950 kg / 2.095 lb.
– categoria acrobática II: 900 kg / 1.984 lb.
– categoria acrobática I: 820 kg / 1.808 lb.

O peso máximo de pouso (MLW) aprovado é 902 kg / 1.989 lb.

A capacidade de tanques de combustível é 51,8 galões (196 litros), com tanque principal (fuselagem/tanque central) de 16,4 galões (62 litros) e tanques auxiliares (nas asas – aux. esquerdo e aux. direito) de 15,85 galões (60 litros), cada. O tanque de acrobacia (Acro tank) é de 3,5 galões (13,5 litros).

O combustível utilizável no sistema é de 51 galões (193 litros), com não-utilizável no sistema de 0,6 galões (2,5 litros); o combustível utilizável nos tanques central de acrobacia é de 19,3 gal. (73 litros), versus total de 19,9 galões (75,5 litros), o combustível não-utilizável é de 0,6 galões (2,5 litros). Para o vôo acrobático, os tanques de asa (auxiliares) têm de estar vazios.

A capacidade máxima de bagagem, em compartimento, é de 20 kg (44 lb.). Para o vôo acrobático, o compartimento de bagagem tem de estar vazio.

Os limites de velocidade:
– VO (Operating Maneuvering Speed – velocidade de operação de manobra):
(a) categorial normal = 144 KIAS / 141 KCAS
(b) categorial acrobática = 161 KIAS / 158 KCAS
– VNO (Structural Cruising Speed – velocidade cruzeiro-estrutural) máxima:
(a) categorial normal = 144 KIAS / 141 KCAS
(b) categorial acrobática = 161 KIAS / 158 KCAS
– VNE (Never Exceed Speed – velocidade para nunca exceder): 221 KAS / 220 KCAS