ANAC certifica monomotor turboélice Kodiak 900, em 11.12.25
Em nota no dia 11, a Daher Aircraft anunciou a certificação do monomotor turboélice Kodiak 900 pela ANAC (Brasil), que libera a operação desta versão maior e mais rápida do icônico Kodiak 100 no Brasil, em um país com grandes exigências por aeronaves multifuncionais modernas e altamente capazes.
O Kodiak 900 foi certificado pela FAA em 2022 e recebeu a validação da EASA em 2023.
“Com a certificação de aeronavegabilidade do Brasil, o Kodiak 900 agora se junta ao nosso Kodiak 100 para atender a toda a gama de necessidades de transporte do país”, explicou Nicolas Chabbert, CEO da Divisão de Aeronaves da Daher. “Essas aeronaves são perfeitamente adequadas para tudo, desde o atendimento aos setores agrícola, pecuário, de construção e segurança pública até viagens corporativas, modernização de companhias aéreas regionais e missões utilitárias, como operações humanitárias e saltos de paraquedas”, Chabbert acrescentou.
Chabbert observou que uma frota crescente de Kodiak 100 já está em operação no Brasil, juntamente com uma base de clientes consolidada para a família de aeronaves TBM da Daher, rápidas e eficientes.
“Tanto o Kodiak 900 quanto o Kodiak 100 compartilham o mesmo design robusto e excelentes características de pilotagem – incluindo suas capacidades de decolagem e pouso curtos – bem como resistência a estol e parafuso”, disse Paulo C. Olenscki, diretor executivo da divisão de aeronaves da Daher no Brasil.
A Daher Aircraft estabeleceu uma operação brasileira em São Paulo no início deste ano para apoiar e expandir a presença das famílias de aeronaves TBM e Kodiak no Brasil e em toda a América Latina.
Equipados com um robusto trem de pouso, fixo, o Kodiak 900 e o Kodiak 100 foram projetados para operar em locais fora de aeroportos (com pistas preparadas e infraestrutura qualificada), desde pistas remotas em áreas rurais até pistas de grama e cascalho.
O Kodiak 900 mantém as qualidades notáveis do Kodiak 100 como uma aeronave capaz de operar em qualquer lugar, ao mesmo tempo que representa uma evolução adicional com o aumento de 1,19 m. (3,9 pés) no comprimento da fuselagem, proporcionando mais espaço para passageiros e carga, um aumento na velocidade de cruzeiro para 210 KTAS, maior carga útil e um alcance estendido para 1.129 MN (2.090 km).
A fuselagem alongada do Kodiak 900 proporciona um aumento de 20% no volume total da cabine, chegando a 8,75 m³ (309 pés³). A configuração para até 10 passageiros combina a expertise da Daher em interiores refinados e luxuosos para sua família de aeronaves TBM com a robustez característica do Kodiak, criando uma cabine versátil e bem equipada.
O Kodiak 900 tem o motor turboélice PT6A-140A da Pratt & Whitney Canada, com 900 SHP de potência no eixo, projetado especificamente para o mercado de aeronaves utilitárias e otimizado para condições extremamente exigentes. Este motor oferece o melhor desempenho em altas temperaturas e altitudes da sua classe, sendo equipado com hélice composta Hartzell pentapá com uma configuração de baixa rotação de 1.900 RPM, permitindo operações em áreas com regulamentações rigorosas de ruído.
A economia operacional do Kodiak 900 também foi aprimorada, com uma redução de 9% no consumo específico de combustível – um ganho de dois dígitos em comparação com os concorrentes. Essas melhorias reduzem o custo por assento-milha e os custos operacionais diretos para as companhias aéreas comerciais.
A plataforma aviônica integrada G1000NXi, da Garmin – padrão tanto no Kodiak 900 quanto no Kodiak 100 – apresenta telas de alta resolução e um piloto-automático avançado. Os recursos de conectividade datalink GDL-60 e a tecnologia PlaneSync introduzem uma capacidade de aeronave totalmente conectada, permitindo downloads sem fio rápidos de atualizações de navegação e banco de dados, registro automático de banco de dados para rastreamento simplificado do desempenho de vôo e do motor, e funcionalidade de “ativação” remota da aeronave.
Com os novos assentos multidirecionais Summit+, o interior do Kodiak 900 pode ser configurado de diversas maneiras: desde uma configuração com dois assentos em formato de clube até uma configuração com todos os assentos voltados para a frente. Os assentos são facilmente removíveis para maximizar o espaço da cabine e a capacidade de carga.
Kodiak 900:
https://kodiak.aero/kodiak-900/
A produção contínua do Kodiak 900 e do Kodiak 100 segue em paralelo na unidade industrial da Daher Aircraft em Sandpoint, no Estado do Idaho (EUA). Desde a aquisição da linha de produtos Kodiak em 2019, a Daher investiu milhões de Dólares para aprimorar os recursos de fabricação, bem como para desenvolver a aviônica e os sistemas da família de aeronaves. [EL]
