ANAC certifica Tipo monomotor turboélice Piper PA-46-701TP Fury, em 04.12.24
Com a Portaria nº 15.776/SAR, de 04/11/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 11/11/2024 (seção 1, página 88), a Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR) da ANAC tornou pública a emissão de Certificado Tipo (CT) n° 9501, de 18/10/2024, em nome de detentor Piper Aircraft, para a linha de avião monomotor PA-46, com os modelos a pistão PA-46-350P Malibu Mirage (emissão 31/01/1996) e PA-46R-350T Malibu Matrix (04/07/2008), e turboélice PA-46-500TP Malibu Meridian (11/03/2010), PA-46-600TP M600 (11/03/2010) e PA-46-701TP M700 (14/10/2024). Portanto, o Certificado foi emendado (revisado – Rev.19) para inclusão do modelo PA-46-701TP M700 Fury (sucessor do PA-46-600TP M600).
Conforme o Certificado, o modelo PA-46-701TP Fury é aprovado com PMD de 2.721 kg, com número máximo de passageiros de 05 e tripulação mínima de 01 piloto. A motorização turboélice é Pratt & Whitney Canada PT6A-52, com hélice Hartzell pentapá Hub 5D3-N338A1 – blade 78D01 (em diferença ao modelo PA-46-600TP, com motorização PT6A-42A e hélice Hartzell quadripá Hub HC-E4N-3Q – blade E8501K-3,5*1),
A certificação tem Especificação EA-9501-19:
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/EspecificacaoDetail.asp?CHTCodi=9501
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/Espec/EA-9501-19i.pdf
Certificado Tipo (CT) n° 9501:
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/CHT/CHT-9501.pdf
Especificações gerais do PA-46-701TP M700 Fury
O PA-46-701TP é um produto derivado do PA-46-600TP. Como tal, a base de certificação do PA-46-701TP foi derivada do PA-46-600TP, que inclui regulamentações aplicáveis ao PA-46-500TP básico.
Avião com seis (6) assentos.
Motorização: Pratt & Whitney Canada, PT6A-52, com limites de potência de decolagem e máxima contínua de 700 SHP. Velocidade de turbina-compressor (Ng) de 39.000 RPM (104,1%) e velocidade de hélice (Np) de 2.205 RPM.
Hélice: Hartzell, TC (CT) n° 2016T01, Hub (núcleo) 5D3-N338A1, Blade (pá) 78D01B, hélice pentapá de material composite com diâmetro 209,5 cm (82,5 pol.), sem redução permitida
Passo (Pitch): mínimo de 17,7º ± 0,1º na estação 762 mm (30 pol.).
Embandeiramento (feather): 83,2º ± 0,5º na estação 762 mm (30 pol.)
Reverso (Reverse): -11,0º ± 0,5º na estação 762 mm (30 pol.)
Spinner: Hartzell 105951(P)
Governador (governor): Woodward Model 210695.
O limite máximo de sobrevelocidade do eixo da hélice (maximum propeller shaft overspeed) para o motor PT6A-52 é 100% (2.205 RPM) em todos os regimes (classificações). 91% da velocidade do eixo da hélice é definida como 2.000 RPM e é o limite operacional normal constante. 100% da velocidade do gerador de gás é definida (gas generator speed) como 37.468 RPM. Aeronave com uso normal de Autothrottle, o software permitirá a exibição de uma condição de sobretorque entre 1.840 e 1.865 ft-lb (lb.-pé). por um máximo de 30 segundos antes de alerta à tripulação.
Velocidades limites:
– VMO (Maximum Operating Airspeed – velocidade operacional máxima) = 250 KCAS
– MMO (Maximum Operating MACH – MACH operacional máximo) = M0,55
– VO (Maximum Operating Maneuvering Speed – velocidade de manobra operacional máxima) = 151 KCAS (peso de 2.721,55 kg/6.000 lb. – MTOW) e 119 KCAS (peso de 1.701 kg/3.750 lb. – 62,5% MTOW)
– VFE (Flaps Extended Speed – velocidade para extensão de flapes) = 145 KCAS (para decolagem) e 118 KCAS (para pouso)
– VLE (Maximum Landing Gear Extended – velocidade máx. com trem de pouso estendido) = 168 KCAS
– VLO (Maximum Landing Gear Operational – velocidade máx. para operação trem de pouso ) = 168 KCAS (VLOE – extension/extensão) e 128 KCAS (VLOR – retraction/recolhimento)
Peso máximos:
– peso de rampa (MRW) = 2.744,23 kg (6.050 lb.)
– peso de decolagem (MTOW/PMD) = 2.721,55 kg (6.000 lb.)
– peso de pouso (MLW) = 2.630,83 kg (5.800 lb.)
– peso com combustível zero (MZFW) = 2.290,64 kg (5.050 lb.)
O peso vazio da aeronave considera presença de combustível de 9,7 kg (21,4 lb.) e óleo de 2,5 kg (5,55 lb.).
Capacidade bagagem (Maximum baggage) = 45 kg (100 lb.) no compartimento traseiro.
Capacidade de abastecimento (combustível):
– total de 996,32 litros (263,2 galões) – em dois tanques (de asa)
– utilizável de 984,20 litros (260 galões) [-12,12 litros, – 3,2 galões, diferença de 1,2%] – 790,16 kg (1 742 lb.)
Capacidade de óleo: 11 litros (12 “quartos [de galão]”).
Diferencial operacional de pressão de cabine máxima = 5,5 psid.
Altitude operacional máxima – 30.000 pés (9.144 m.).
OAT limitante operacional – temperatura máx. +46ºC (+115ºF), temperatura mín. de -54ºC (-65ºF).
Temperatura mínima para combustível:
– para acionamento = -34ºC (-30ºF) – para combustível JET-A/A1
– em vôo = -34ºC (-30ºF) – combustível JET-A, e -41ºC (-42ºF) – comb. JET-A1
Aeronave aprovada para operação Single Pilot (tripulação mínima de 01 piloto) e em condição de gelo conhecida (FIKI – Flight Into Known Icing).
O nível de ruído corrigido do modelo PA-46-701TP é 73,1 dB(A) na operação no MTOW (6.000 lb.) na Potência Operacional Normal Máxima a 2.000 RPM. Este nível de ruído foi avaliado e aprovado pela FAA e aceito pela ANAC por análise, de acordo com o RBAC 36 (Noise Standards: Aircraft Type and Airworthiness Certification) correspondente ao FAR 36, Emenda 36-31. O ruído da aeronave está em conformidade com o RBAC 36 correspondente aos padrões de ruído FAR 36 aplicáveis a este tipo.
Este nível de ruído foi avaliado e aprovado pela FAA e aceito pela ANAC por análise, de acordo com o RBAC 36 (Noise Standards: Aircraft Type and Airworthiness Certification) correspondente ao FAR 36, Emenda 36-31. O ruído da aeronave está em conformidade com o RBAC 36 correspondente aos padrões de ruído FAR 36 aplicáveis a este Tipo.
O nível de ruído corrigido do modelo PA-46-600TP, com hélice quadripá, é 75,8 dB(A) na com operação no MTOW (6.000 lb.) na Potência Operacional Normal Máxima a 2.000 RPM; com hélice opcional pentapá permanece 75,8 dB(A).