ANAC disponibiliza nova edição do Relatório Anual de Segurança Operacional (RASO) – edição 2022, em 13.11.23
No dia 09, a ANAC divulgou que disponibilizou o Relatório Anual de Segurança Operacional (RASO) 2022:
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/seguranca-operacional/gerenciamento-da-seguranca-operacional/arquivos/RASO_20221.pdf
O documento apresenta informações sobre diversos aspectos das ocorrências aeronáuticas, abrangendo uma análise comparativa com informações de anos anteriores. O objetivo é promover o estímulo à melhoria contínua do desempenho da aviação civil brasileira, compreendendo os diferentes segmentos de operação.
No RASO, são apresentados também os objetivos, indicadores e metas do Plano de Supervisão da Segurança Operacional (PSSO) 2020-2022, bem como a evolução do desempenho da aviação civil brasileira frente a esses parâmetros. O ano de 2022 marcou a conclusão do ciclo do segundo Plano de Supervisão da Segurança Operacional (PSSO) da ANAC, iniciado em 2020. Sendo assim, o Relatório apresenta também os resultados alcançados no âmbito deste planejamento.
No âmbito do Estado Brasileiro e da ANAC, são apresentadas as atividades do Programa de Prontidão USOAP-CMA (Universal Safety Oversight Audit Programme – Continuous Monitoring Approach) e as atividades da ANAC de Gestão de Recomendações de Segurança Operacional advindas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
O RASO desempenha um papel crucial ao reunir e disseminar informações vitais para o eficiente gerenciamento da segurança da aviação civil brasileira. A análise dos dados sob diferentes parâmetros e categorias ajuda a identificar necessidades específicas de atuação, tanto da Agência quanto dos diversos atores do setor, com o objetivo de aprimorar cada vez mais o nível da segurança operacional da aviação civil brasileira.
Os dados também podem ser acessados por meio do Painel RASO, solução interativa que permite diversas análises das informações contidas no Relatório:
https://bit.ly/3GmvZnH