ANAC divulga a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre/RS, em 24.10.24
Nota do dia 18 da ANAC divulgou a reabertura do Aeroporto Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre (RS), voltando a receber operações aéreas comerciais, no dia 21, depois de 170 dias (5 meses e 20 dias) sem receber vôos, por conta da inundação do sítio aeroportuário nas fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
A solenidade oficial de reabertura do sítio aeroportuário ocorreu dia 18 de outubro, com a presença dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, além do diretor-presidente da ANAC, Tiago Pereira, entre outras autoridades, representantes do Comando da Aeronáutica, da concessionária Fraport e de empresas aéreas.
Na primeira fase da reabertura do Salgado Filho, o aeroporto terá capacidade para receber 128 vôos diários provenientes de rotas nacionais, que serão realizados entre 08h e 22h. No dia da reabertura, foram confirmados cerca de 70 vôos (pousos e decolagens) em Porto Alegre.
A retomada dos vôos será realizada de forma gradual e cumprirá todos os critérios internacionais de segurança.
A operação parcial (na primeira fase) ocorrerá com a pista reduzida, com 1.730 m.
De acordo com a Fraport, concessionária que administra o complexo aeroportuário, a previsão é que a retomada integral das operações ocorra até 16 de dezembro, quando a pista de pouso e decolagem de aeronaves será utilizada em sua totalidade, momento que serão retomadas as operações de vôos internacionais.
Fechado no dia 03 de maio, o aeroporto Salgado Filho permaneceu por semanas com cerca de 75% da pista de pousos e decolagens submersos.
Para retornar as operações aéreas cumprindo todos os critérios internacionais de segurança, foi montado um plano de recuperação da infraestrutura. No dia 15 de julho, o aeroporto reabriu parcialmente os serviços de embarque e desembarque de passageiros dos vôos realizados na Base Aérea de Canoas (BACO/SBCO), liberada para receber vôos comerciais depois de um grande esforço de coordenação no setor aéreo que viabilizou as operações civis no aeródromo militar.
A ANAC acompanha a recuperação da área operacional do aeroporto e, entre os dias 07 e 10 de outubro, realizou uma inspeção técnica específica para avaliar a infraestrutura e os aspectos operacionais necessários para a retomada dos voos. O trabalho identificou o atendimento a itens dos regulamentos da Agência relacionados a infraestrutura de pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátio de aeronaves, nos trechos reabertos nesta primeira fase. Também foram observados aspectos de operações aeroportuárias e medidas adotadas pela Fraport para a garantia da segurança operacional, como controle de acesso à área operacional, monitoramento de obras, gerenciamento do risco da fauna, gestão dos procedimentos de manutenção e sistema de resposta a emergências.
Em 23 de agosto, a ANAC aprovou, em caráter cautelar, a medida mitigatória que viabilizou a reconstrução do Aeroporto Salgado Filho. A decisão previu uma recomposição no valor de R$ 426 milhões para financiar a reconstrução do complexo aeroportuário. O valor provisório poderá ser aumentado ou reduzido de acordo com a verificação dos direitos e das obrigações da concessionária e mediante a confirmação das obras realizadas e dos recursos desembolsados.