ANAC emite Certificado Tipo do monomotor Diamond DA-50, em 12.02.25


Com a Portaria nº 16.295/SAR, de 03/02/2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 06/02/2025 (seção 1, página 53), a Superintendência de Aeronavegabilidade, com base no processo n° 00066.015504/2022-83, emitiu o Certificado Tipo (CT) n° 2024T06, de 17/01/2025, em nome do detentor Diamond Aircraft Industries GmbH, relativo ao avião (monomotor a pistão terrestre, na categoria de certificação normal) DA-50C.

A Portaria entra em vigor na data de sua publicação.           

O inteiro teor do Certificado encontra-se disponível no sítio da ANAC:
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/Especificacao.asp
CT n° 2024T06 (EA2024T06):
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/ProdutoDetail.asp?ProdCodi=0005045
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/Espec/EA-2024T06i.pdf

A TCDS (Type Certificate Data Sheet – Folha de dados de Certificado Tipo) emitida por Autoridade Primária foi a agência européia EASA – EASA.A.639, com base na regulamentação de aeronavegabilidade CS-23, em dezembro de 2022. O avião é aprovado com MTOW de 1.999 kg, com 5 assentos (1+4), motorização Continental Centurion 3.0 (Continental CD-300) com hélice tripá MT-Propeller MTV-12-D/210-56.

Conforme a TCDS (Type Certificate Data Sheet – Folha de dados de Certificado Tipo), os principais dados do DA-50C são:
1 – pesos:
– máximo de decolagem: 1.999 kg (4.407 lb.)
– máximo de pouso: 1.999 kg (4.407 lb.)
– máximo combustível zero: 1.900 kg (4.189 lb.)
– mínimo para vôo: 1.480 kg (3.263 lb.)
2 – capacidade de carga:
– bagageiro (atrás da fila de assentos de passageiros) – 90 kg 198 lb.)
– tanque de combustível (2 tanques – 1 por asa) = 194,90 kg (51,5 galões), sendo utilizável 185,40 litros (49 galões), divididos em:
[a] tanque esquerdo: 98,4 kg (26 galões), sendo utilizável 94,6 litros (25 galões)
[b] tanque esquerdo: 96,5 kg (25,5 galões), sendo utilizável 90,8 litros (24 galões)
3 – capacidade: 5 assentos (4 passageiros e 1 piloto)
4 – Motorização-propulsão:
Continental Centurion 3.0 (Continental CD-300), motor de ciclo diesel, com hélice tripá MT-Propeller MTV-12-D/210-56 (diâmetro de 210 cm), com seguintes limites:
– potência de decolagem: 2.340 RPM
– potência máxima de decolagem limitada a 5 min.: 221 kW (300 HP)
– potência máxima contínua: 2.300 RPM ; 200 kW (270 HP)
5 – Velocidades limite:
– velocidade de nunca exceder (VNE) – 189 KEAS
– velocidade de cruzeiro-estrutural máxima (VNO) – 150 KEAS
– velocidade de manobra operacional máxima (VO):
Com peso até 1.650 kg – 117 KEAS
Com peso de 1.651 até 1.850 kg – 123 KEAS
Com peso acima de 1.850 kg – 131 KEAS
– velocidade máxima com flapes estendidos
decolagem – 130 KEAS
pouso – 118 KEAS
– velocidade máxima com trem de pouso baixado
Operação – extensão trem de pouso (VLO): 160 KEAS
Trem de pouso estendido (VLE): 160 KEAS