ANAC forma dois inspetores-pilotos em curso de aviação agrícola, visando com a qualificação o fomento e elevação de níveis de segurança das operações aeroagrícolas no país, em 27.11.22


Nesta sexta dia 25, a ANAC divulgou a formação de sua primeira dupla de inspetores-pilotos em operações aeroagrícolas. Entre os dias 15 de outubro e 20 de novembro, os servidores pilotos da agência Felipe Barros e Rodrigo Moraes participaram do Curso de Aviação Agrícola (CAVAG), ministrado pelo Aeroclube de Ponta Grossa (PR).

Cada um inspetor realizou mais de 60 missões práticas de vôo, divididas entre as aeronaves NEIVA P56C, Aero-Boero AB-180, Citabria, Piper PA-25 Pawnee e o EMBRAER “Ipanema” (aeronave agrícola mais utilizada no Brasil). Além do treinamento prático, os servidores se submeteram à capacitação teórica em produção agropecuária, tecnologia de aplicação, planejamento operacional e toxicologia.

Trata-se da primeira formação de pilotos aeroagrícolas promovida para inspetores da ANAC. O objetivo é fortalecer o quadro já existente de inspetores com formação em operações aéreas específicas. Com a capacitação, a ANAC segue investindo na qualificação de seus servidores de modo a fomentar e elevar os níveis de segurança na aviação civil brasileira.