ANAC promove 1ª etapa da Semana Safety em Manaus (AM), em 14.02.26
Em nota no dia 06, a ANAC divulgou que promoverá a 1ª edição da Semana Safety em Manaus (AM), nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro. O evento será realizado no Tropical Executive Hotel, em Ponta Negra, no horário (sujeito à alteração) de 09h às 17h. As inscrições por formulário eletrônico estarão abertas até o dia 23 de fevereiro.
A agência divulgou que os temas da programação do evento são resultado da participação ativa do público, que fez sugestões para as atividades por meio de uma pesquisa realizada pela ANAC.
O evento promoverá palestras e debates sobre segurança operacional na aviação civil, reunindo a comunidade aeronáutica para discutir os desafios e as especificidades das operações aéreas na região norte do país.
A iniciativa tem como objetivo ouvir os profissionais da aviação da região e fomentar o diálogo sobre a aplicação da cultura de segurança de forma alinhada às realidades locais, contribuindo para o fortalecimento do transporte aéreo regional.
A Semana Safety contará com a participação de especialistas renomados em segurança operacional, oferecendo um ambiente propício para a troca de experiências, a disseminação de boas práticas e o fortalecimento do networking entre os participantes, com foco na melhoria contínua da segurança do setor aéreo.
A programação contará com os seguintes temas:
Dia 24/02:
1 – Painel dificuldades de operações na região Norte, com apresentações de:
– cmte. Eron Luis Franco, da Rico Táxi Aéreo (operação RBAC-135).
– cmte Jorge Luiz Viana da Cruz, da JVC Taxi Aéreo (operação de vôo RBAC-135 e operação de manutenção aeronáutica RBAC-145).
2 – Transporte de Artigos Perigosos na região Norte – apresentação por Celso Leão, da superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC.
3 – Novo modelo de SOP pela IS 135-008 – apresentação por Clébio Felipe, da superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC.
4 – “Do Recomendado ao Essencial: Repensando o Endosso para Pilotos” – apresentação por Pedro Fernando Di Donato, da superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC.
5 – Extinção das categorias do RAB – apresentação por Lawrence Costa, da superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC.
6 – “Como fazer uma análise de risco” – apresentação por Clébio Felipe, da superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC.
7 – Apresentação sobre o BAST – (Brazilian Aviation Safety Teams) – por Gérson Costa, assessoria de Segurança Operacional da ANAC e Luciana Carpena (BGAST).
Dia 25/02:
1 – “VOE 135 – Proporcionalidade na regulação” – apresentação por Fábio Fagundes, da superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC.
2 – “Painel do reporte à ação: como a ANAC transforma relatos em segurança?” – por Cristina Vilas Boas, Ouvidora d ANAC, Nelson Nagamine, da Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR) da ANAC, Melina Zaban, da superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC e Melina Zaban, da superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC.
3 – “Operações clandestinas: um atalho que pode custar caro” – por José Moisés Fagundes, da Superintendência de Inteligência e Ação Fiscal da ANAC.
4 – “Além da Fiscalização: o Regulador como Facilitador de Segurança” – apresentação por Gérson Costa, Assessoria de Segurança Operacional da ANAC.
5 – Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) conforme IS 91.403-001 – apresentação por José Affonso Penna, da superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC.
6 – “Preservação de aeronaves e motores em períodos de inatividade” – apresentação por Bruno Menezes, diretor de manutenção e responsável-técnico da CTA Manutenção.
